Traduzir para outros idiomas

terça-feira, 1 de abril de 2014

Livro do Mês de Abril

«O peixe que gostava de se pentear»
Autor: Vasco de Sousa
Ilustrações: Sónia Cântara
Editora: Papiro
Ano de Publicação: 2008

SINOPSE:

Era uma vez uma casa muito grande...
Era uma vez um menino chamado Paulo...
Era uma vez um peixe chamado Janota que gostava de se... pentear???!!!
Era uma vez uma amizade cheia de aventuras entre o Paulo e o janota...
Era uma vez...

Uma maravilhosa história de encantar entre um menino chamado Paulo e um peixe chamado Janota.


EXCERTO:

“- Mãe, o nome dele pode ser Janota? - perguntou o Paulo em tom de importante, tal como se é sempre importante quando se dá o nome a um peixinho.

- Claro, meu filho! O peixinho é teu e tu vais tratar dele todos os dias. Vais dar-lhe de comer, dar-lhe banho, vesti-lo, penteá-lo - respondeu a mãe, rindo-se consoante ia dizendo as tarefas que o seu filho teria de fazer com o peixinho.

- Dar-lhe banho!? Vesti-lo!? Penteá-lo!? Oh, mãe, não brinques comigo! - riu o menino enquanto procurava no saco que a mãe tinha trazido das compras alguma coisa que pudesse servir de alimento para o seu novo amigo.

- Cá para mim era bom que me dessem alguma coisita para comer... - ia-se lamentando o Janota, enquanto beijava e lambia o vidro do aquário, na esperança que alguém olhasse para ele e dele tivesse piedade, dando-lhe alguma coisita para comer.

Paulo aproximou-se do aquário com um frasquinho de plástico e deitou alguns pedacinhos de comida em cima da água. Mal eles caíram, o janota veio imediatamente à superfície e pouco a pouco foi mordiscando as folhinhas de alimento que iam boiando deitadas na água, como que à espera que algum peixinho as mordiscasse...

- Mmmmm, que bom! Esta sabe a folhinhas de plátano e esta ... mmmmm ... sabe a líquen adocicado - ia-se deliciando o peixinho, enquanto o Paulo, de olhos esbugalhados, se ria com os movimentos rápidos e dançarinos do seu amigo mais novo."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores