Traduzir para outros idiomas

segunda-feira, 21 de abril de 2014

25 de Abril - 40 anos


Painel  "25 de Abril...um dia especial!" Texto: Teresa Paixão
Cravo Grande (C. G.) - Sabes porque é que o 25 de Abril é um dia especial?
Cravo Pequeno (C. P.) - Sei. Porque foi o dia em que tu nasceste. Até foi por isso que te puseram o nome de 25.

C. G. - Que ideia! Eu chamo-me 25 porque o dia 25 de Abril é especial, mas não é por eu ter nascido...
C. P. - Então porque é?

C. G. - É porque foi o dia em que nasceu a Democracia.
C. P. - A quê?!

C. G. - Democracia, não sabes o que é?
C. P. - Eu não!

C. G. - E ditadura, sabes o que é?
C. P. - Também não. Só sei o que é ditado.

C. G. - Muito bem. Explica-me lá o que é ditado.
C. P. - Uma pessoa dita e tu tens de escrever o que ela dita. Igualzinho! Se não for igualzinho tens má nota.

C. G. - E se quiseres dar a tua opinião? Se quiseres escolher o que tu escreves, como é que fazes?
C. P. - Isso é na composição. Posso contar livremente o que quero.

C. G. - É isso mesmo. A ditadura é como o ditado, não podes escolher, tens de fazer o que te dizem sem reclamar, senão podes ser preso. A democracia é como na composição, podes dar a tua opinião, podes escolher o que quiseres.
C. P. - E o que é que isso tem a ver com o dia 25 de Abril?

C. G. - É que em Portugal, antes de 25 de Abril de 1974, que foi o dia em que eu nasci, havia uma ditadura e, nesse dia, uns militares que não queriam aquela ditadura fizeram a revolução e então nasceu a democracia.
C. P. - É por isso que te chamam 25?

C. G. - É...
C. P. - Acho é que deviam chamar-te composição...

Teresa Paixão, Rua Sésamo, nº 57, TV Guia Ed.

Teatro de fantoches "25 de Abril...um dia especial!",  representado pelas crianças.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores