Traduzir para outros idiomas

Mostrar mensagens com a etiqueta Hora do Conto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Hora do Conto. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015






Após ouvirem o conto "Lá se vai o namoro!" do livro "Terra da Fantasia" de Isabel Lamas e José van Zeller, os alunos fizeram ilustrações do mesmo.




quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Os músicos de Bremen - Os mais belos Contos de Grimm

Os mais belos contos de GRIMM - "Os Músicos de Bremen"



Os músicos de Bremen

Era uma vez um burro que tinha trabalhado durante muitos anos para o seu dono, acartando sacos de milho. Com o tempo, foi perdendo as forças e acabou por não conseguir trabalhar como antigamente. Então, o dono resolveu cortar-lhe a ração. Vendo que dessa decisão não viria nada de bom para si, o Burro fugiu e pôs-se a caminho da cidade de Bremen. © 2015 grimmstories.com
- Em Bremen posso tornar-me músico – pensava ele enquanto caminhava. © 2015 grimmstories.com
Ainda mal tinha começado a jornada quando encontrou, à beira da estrada, um cão de caça que respirava sem fôlego como se tivesse acabado de correr muito. © 2015 grimmstories.com
- Por que respiras assim com tanta dificuldade? – Perguntou o Burro. © 2015 grimmstories.com
- Ah, sabes lá! Como estou velho e cada dia que passa me sinto mais fraco, já não posso caçar. O meu dono queria matar-me, mas eu fugi a sete pés. Mas, agora, o que vai ser de mim? – Queixou-se o Cão. © 2015 grimmstories.com
- Por que não vens comigo para Bremen? – Perguntou o Burro. - Vou tornar-me músico da cidade e tocar alaúde. Tu podias tocar tambor… © 2015 grimmstories.com
O Cão concordou e meteram-se ambos ao caminho.© 2015 grimmstories.com
Andaram algum tempo até que encontraram um Gato que estava muito, muito triste. © 2015 grimmstories.com
- O que te aconteceu, meu caça-ratos? – Perguntou o Burro. © 2015 grimmstories.com
- Quem é que se pode sentir feliz quando tem a vida em risco? – Queixou-se o Gato – © 2015 grimmstories.com
Como estou velho e prefiro enroscar-me à lareira em vez de caçar ratos como antigamente, a minha dona quis afogar-me e eu fugi. Mas, agora, o que será de mim? © 2015 grimmstories.com
- Vem connosco para Bremen – convidou o Burro. – Podes ser um músico como nós e tocar nos concertos nocturnos. © 2015 grimmstories.com
O Gato concordou e foi com eles. © 2015 grimmstories.com
Pelo caminho passaram por uma quinta e viram um Galo empoleirado na cancela. © 2015 grimmstories.com
Cantava a plenos pulmões. © 2015 grimmstories.com
- Por que te esganiças tanto? – Quis saber o Burro. © 2015 grimmstories.com
- Amanhã é Domingo - explicou o Galo - e a minha dona tem convidados. Mandou a cozinheira cortar-me o pescoço logo à noite e meter-me na panela. Por isso, canto enquanto posso. © 2015 grimmstories.com
- É melhor vires connosco, Galo vaidoso - convidou o Burro - tens uma bela voz e juntos faremos um belo quarteto. © 2015 grimmstories.com
O Galo concordou e partiu com os outros. © 2015 grimmstories.com
Como não podiam chegar a Bremen nesse dia, resolveram passar a noite numa floresta. © 2015 grimmstories.com
O Burro e o Cão deitaram-se debaixo de uma árvore e o Gato e o Galo aninharam-se nos seus ramos. O Galo escolheu um dos ramos do topo da árvore porque aí se sentia mais seguro. Antes de adormecer, olhou em volta e viu ao longe uma luz a brilhar na escuridão. Chamou os colegas e disse-lhes que, naquela direcção, havia com certeza uma casa. © 2015 grimmstories.com
- Vamos até lá – propôs o Burro. – Aqui não estamos lá muito bem instalados. © 2015 grimmstories.com
Todos concordaram e puseram-se a caminho. Acabaram por chegar a uma velha casa de onde saía uma luz muito viva. © 2015 grimmstories.com
Como o Burro era o mais alto, foi ele quem espreitou primeiro. © 2015 grimmstories.com
- O que vês? – Perguntou o Cão. © 2015 grimmstories.com
- Vejo uma mesa repleta de iguarias e quatro salteadores que se estão a banquetear à farta – respondeu o Burro. © 2015 grimmstories.com
- Essa comida é que vinha mesmo a calhar – disse o Galo. © 2015 grimmstories.com
- Ah, se ao menos pudéssemos lá entrar… - acrescentou o Burro, cheio de fome. © 2015 grimmstories.com
Conversaram durante algum tempo e, por fim, os quatro amigos tiveram uma ideia para expulsar os salteadores. © 2015 grimmstories.com
O Burro apoiou as patas dianteiras no parapeito da janela, o Cão saltou para cima dele, o Gato saltou para cima do Cão e o Galo voou para cima do Gato. Depois, começaram a fazer barulho, cada um à sua maneira: o Burro zurrou, o Cão ladrou, o Gato miou e o Galo cantou. Enquanto faziam este concerto, saltaram através da janela, partindo os vidros em mil bocados. Os salteadores pensaram que se tratava de um fantasma horrível © 2015 grimmstories.com
e fugiram a sete pés, rumo à floresta. © 2015 grimmstories.com
Muito satisfeitos, os quatro amigos sentaram-se à mesa e comeram tranquilamente até se fartarem. Depois, apagaram as velas e prepararam-se para dormir. O Burro deitou-se num fardo de palha que havia no pátio, o cão deitou-se atrás da porta das traseiras, o Gato enroscou-se junto das brasas da lareira e o Galo empoleirou-se numa das traves do tecto da casa. Como estavam muito cansados adormeceram num instante. © 2015 grimmstories.com
Por volta da meia-noite os salteadores voltaram. Estava tudo às escuras e não se ouvia barulho nenhum. © 2015 grimmstories.com
- Não nos devíamos ter assustado tanto – disse o chefe. © 2015 grimmstories.com
E mandou um dos seus homens à frente para examinar a casa. © 2015 grimmstories.com
O bandido entrou e dirigiu-se à lareira para acender uma vela. Os olhos do Gato luziam no escuro e o bandido pensou que eram duas brasas. Aproximou um fósforo do focinho do Gato para o acender. O Gato não gostou da brincadeira e saltou-lhe para a cara, arranhando-a muito, enquanto miava e soprava. O bandido ficou aterrorizado! Quis fugir pela porta das traseiras, mas o Cão atirou-se a ele e ferrou-lhe uma valente dentada na perna. Cada vez mais aterrorizado, o homem lançou-se a correr pelo pátio, passando perto do Burro que lhe deu dois valentes coices. Nisto, o Galo acordou em sobressalto e pôs-se a cantar: © 2015 grimmstories.com
- Có-có-ró-có-có! Có-có-ró-có-có! © 2015 grimmstories.com
O bandido fugiu o mais depressa que pode. Quando chegou perto dos outros, gritou apavorado: © 2015 grimmstories.com
- Estamos perdidos! Está uma bruxa horrorosa sentada à lareira. Cuspiu-me e arranhou-me a cara com as suas unhas enormes. Junto à porta está um homem que me esfaqueou a perna. No pátio está um monstro que me bateu com um cacete. Em cima do telhado está o chefe deles todos que gritou: "Corre senão comes! Corre senão comes!" Foi o que fiz, para não apanhar mais. © 2015 grimmstories.com
Os salteadores nunca mais se atreveram a voltar àquela casa. © 2015 grimmstories.com
Quanto aos quatro músicos de Bremen, sentiram-se tão bem por lá que resolveram nunca mais sair… e, quanto a mim, ainda lá devem estar!


* * * FIM * * *

Ilustração da História:


















Poderão ouvir a história neste link: 
Estátua erigida em Bremem em 1951, em homenagem ao conto Os Músicos de Bremen.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dia da Mãe




"Cansado da mãe que tem, que muitas vezes não o deixa fazer o que quer, o Gil decide ir à Loja de Mães 
à procura de uma que lhe torne a vida mais fácil. Mas nenhuma
lhe agrada. De regresso a casa, o Gil não encontra a mãe, que,
entretanto, também saiu em busca de outro filho.
Como acabará esta história? Um conto divertido e sério
ao mesmo tempo, que fará as crianças rir e pensar."

                                                                                    Fonte: contracapa do livro

Depois de ouvirem a História do livro "A Minha Mãe é a Melhor do Mundo" de Maria João Lopo de Carvalho, realizamos uma atividade para surpreender as mães: postal e marcadores de livros.



segunda-feira, 21 de abril de 2014

25 de Abril - 40 anos


Painel  "25 de Abril...um dia especial!" Texto: Teresa Paixão
Cravo Grande (C. G.) - Sabes porque é que o 25 de Abril é um dia especial?
Cravo Pequeno (C. P.) - Sei. Porque foi o dia em que tu nasceste. Até foi por isso que te puseram o nome de 25.

C. G. - Que ideia! Eu chamo-me 25 porque o dia 25 de Abril é especial, mas não é por eu ter nascido...
C. P. - Então porque é?

C. G. - É porque foi o dia em que nasceu a Democracia.
C. P. - A quê?!

C. G. - Democracia, não sabes o que é?
C. P. - Eu não!

C. G. - E ditadura, sabes o que é?
C. P. - Também não. Só sei o que é ditado.

C. G. - Muito bem. Explica-me lá o que é ditado.
C. P. - Uma pessoa dita e tu tens de escrever o que ela dita. Igualzinho! Se não for igualzinho tens má nota.

C. G. - E se quiseres dar a tua opinião? Se quiseres escolher o que tu escreves, como é que fazes?
C. P. - Isso é na composição. Posso contar livremente o que quero.

C. G. - É isso mesmo. A ditadura é como o ditado, não podes escolher, tens de fazer o que te dizem sem reclamar, senão podes ser preso. A democracia é como na composição, podes dar a tua opinião, podes escolher o que quiseres.
C. P. - E o que é que isso tem a ver com o dia 25 de Abril?

C. G. - É que em Portugal, antes de 25 de Abril de 1974, que foi o dia em que eu nasci, havia uma ditadura e, nesse dia, uns militares que não queriam aquela ditadura fizeram a revolução e então nasceu a democracia.
C. P. - É por isso que te chamam 25?

C. G. - É...
C. P. - Acho é que deviam chamar-te composição...

Teresa Paixão, Rua Sésamo, nº 57, TV Guia Ed.

Teatro de fantoches "25 de Abril...um dia especial!",  representado pelas crianças.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Hora do Conto "As Cozinheiras de Livros " de Margarida Botelho


E se um dia não houvesse livros novos para lermos?... E já tivéssemos lido todos os nossos livros de trás para a frente, de baixo para cima e até de pernas para o ar? Como iríamos viver sem novas histórias, aventuras e heróis? Escrito e ilustrado por Margarida Botelho, chega-nos um fabuloso livro com uma história original e divertida. Algo de muito estranho se estava passar com os livros e a cidade estava em alvoroço. Seria a crise? Ninguém sabia a resposta, mas a verdade é que não havia livros novos… As pessoas já não sabiam o que mais podiam fazer na esperança de novas aventuras, até já tinham lido todos os nossos livros de trás para a frente, de baixo para cima e até de pernas para o ar… Mas nada resultava. O que teria acontecido à fábrica dos livros? Uma aventura fantástica que nos leva a uma viagem de sonho em que os livros têm um papel fundamental na vida das pessoas.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Saúde oral


                                         Kiko o dentinho de leite

More PowerPoint presentations from Ana Luisa de Beirao

Seguidores