Traduzir para outros idiomas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Novidades na Biblioteca:

 LITERATURA INFANTIL

"Livro do...Corpo Humano" 
Autor: Vários

O mundo é um verdadeiro enigma! Mas, agora, vais poder saber a resposta de 50 das perguntas mais intrigantes de sempre! Incluindo...O que me faz ter soluços?Porque é que os ouvidos produzem cera?Para que servem as sobrancelhas? 


"Água"
PNL
Autor: Penelope Arlon

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, Educação Pré-Escolar, Apoio a projectos relacionados com Temas Científicos.
Eu gosto de água: de a beber, de chapinhar nas poças e de nadar. Mas de onde vem ela? Porque é que o mar é salgado? Como se faz gelo? 


"Apaga a luz, Todd! "
Autor e ilustrador: Todd Parr
Apaga a luz, Todd! 
Junta-te ao Todd e aos seus amigos num acampamento no quintal da Sofia.
O Todd e os amigos divertem-se à grande no acampamento no quintal da Sofia - até terem de apagar a luz! O Todd não sabe como dizer aos amigos que tem medo do escuro.
Será que ele é capaz de lhes contyar a verdade? Ou este segredo vai mantê-lo acordado durante toda a noite?
descobre o que vai acontecer nesta nova e fantástica aventura no Mundo de Todd! 

"Vítor ajuda o Pai Natal " 
PNL  
Autor e ilustrador: Jan Ivens
 
Livro Recomendado pelo Plano Nacional de LeituraEducação Pré-Escolar, 1º e 2º Anos de EscolaridadeApoio a projetos relacionados com o Natal O Vítor e o Tim estão a fazer um lindo boneco de neve quando vêem aproximar-se um trenó desgovernado! A rena que o conduz não consegue desviar-se e choca contra o boneco de neve. O Vítor e o Tim correm a ajudar e qual não é o seu espanto quando percebem que aquele trenó é o do Pai Natal! E agora o Pai Natal vai precisar da ajuda deles… 

"A lagartinha muito comilona " 
PNL
Autor: Eric Carle

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, Primeiras Leituras 2 a 3 Anos, Ler em voz alta/contar.
À luz da Lua, um pequenino ovo descansava numa folha. Num domingo de manhã o sol quente chegou e PLOC!..., de dentro do ovo saiu uma lagartinha magra e esfomeada. 
A edição desta obra em português representa um marco no panorama editorial, uma vez que apresenta aos mais novos um dos clássicos contemporâneos, com o design inovador e as brilhantes ilustrações que têm o cunho inconfundível de Eric Carle. 

 "Cachinhos d'Ouro e os Três Ursinhos"
 Ilustrado por: Helen Float


Deixa que este livro te mostre como podes ser excelente ator. Dá vida a esta história maravilhosa - a ideal para leres antes de ires para a cama!

  • Usa o palco desdobrável em todas as cenas.
  • Um cenário colorido para cada situação.
  • Representa a história com os fantoches.
  • Lê os diálogos construídos para cada personagem. 

"Animais Marinhos"  
De: Kingfisher

Qual é a origem do nome do peixe-lanterna? Porque é que as estrelas-do-mar projectam o estômago para fora? O que gostam de comer as tartarugas marinhas?
Levanta as 50 pequenas abas para revelar criaturas extraordinárias que habitam os oceanos, desde as poças rochosas e banhadas pelo Sol até ao fundo do mar escuro e profundo. Descobre tubarões de dentes afiados à caça do jantar, encontra caranguejos camuflados nos corais coloridos e explora um navio naufragado assustador com uma surpresa escondida no interior.

"Deus é meu amigo"
Um guia para crianças sobre Deus

Autor: Lisa O. Engelhardt
Ilustrado por: R. W. Alley
 
Toda a gente precisa de um amigo - alguém que nos conheça e nos ame tal como nós somos. Alguém que nos dê um abraço quando estamos tristes, e que celebre connosco as nossas alegrias.
Os melhores amigos gostam de gastar tempo uns com os outros. Os grandes amigos estão sempre em contacto e ajudam-se uns aos outros.
Este livro apresenta às crianças o seu Melhor Amigo - Deus. Através de ilustrações encantadoras, ajuda as crianças a conhecer Deus como o Amigo de todos os dias e de todas as horas.


"O meu livro de Histórias da Quinta"
 Autor: Vários

Este livro contém bonitas ilustrações e uma seleção de histórias da quinta adequadas a crianças de todas as idades.Cada história está escrita de forma que as crianças consigam acompanhar as ideias facilmente. 

"Senhora Teimosa"
Autor: Roger Hargreaves

 
A Senhora Teimosa, quando tomava uma decisão, ia até ao fim, desse por onde desse, mesmo que as suas decisões tivessem as consequências mais desastrosas e apesar dos avisos dos amigos que queriam protegê-la da sua teimosia. Mas será que alguém alguma vez conseguirá levá-la a desistir de uma decisão?«Senhoras e Senhores» é uma coleção que poderá dirigir-se tanto a crianças a partir dos quatro anos, como a adultos, que procurem um gift book, simbólico e humorístico, que retrate pessoas ou situações do quotidiano em traços gerais e caricaturados.  

"Os Cães não dançam Ballet "
Autora: Anna Kemp
Ilustrado por:Sara Ogilvie
Este cão não é como os outros: não faz coisas de cão, como fazer chichi nos postes, coçar-se ou beber água da sanita. Não, este cão gosta do luar, de música e de dançar na ponta dos pés. Este cão pensa que não é um cão, mas sim uma bailarina. Um livro fabuloso e engraçado sobre um cão pequeno com uma grande personalidade e sonhos ainda maiores. 


"Cada dia...sua magia"
Autora: Lourdes Custódio
Ilustrado por:Sónia Cântara

Dar a Cada Dia a Sua Magia, criativa, diferente mas sempre divertida é a aposta deste livro dedicado às crianças que pode constituir uma mais-valia a quem as ajuda a crescer - pais, educadores, professores, animadores…Os textos abrem caminhos à exploração de aspetos relacionados com cada data a celebrar sem nunca esquecer valores como o amor, a liberdade, a solidariedade e a amizade, não apenas pelos outros mas também pelos animais e pela Natureza. A existência de dias especiais torna-se uma excelente razão para partilhar, aprender, sorrir e ser feliz. 

"Como TE sentes?"
Autor e ilustrador: Anthony Browne

Aborrecidos, contentes, tristes... Um álbum sobre a expressão das emoções infantis, à base de palavras e imagens simples, jogos cromáticos e tipográficos; que favorece o autoconhecimento e a socialização dos mais pequenos. 

 
"Vamos contar um segredo...e outra história"
PNL
Autor: António Torrado
Ilustrado por: Francisco Cunha 

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, Educação Pré-escolar, Ler em voz alta / Contar.
Os segredos guardam-se, mas este é um caso especial. Um caso fantástico! Queres saber? Tens de ler. Se leres a primeira história, ganhas a segunda de brinde. Nela se conta de um rato que roía tudo à sua frente. Socorro! 
São duas histórias para as primeiras leituras muito ilustradas e divertidas. 


"O Livro dos Trava-Línguas"
Autor: António Mota
Ilustrado por:Elsa Fernandes 
 O Livro dos Trava-línguas 1 destina-se a todas as crianças, mesmo para aquelas que ainda não sabem ler. O seu objectivo é pôr os mais novos a dizer sequências de palavras o mais rapidamente possível. Mas estas estão ordenadas de tal forma que, muitas vezes, se torna difícil pronunciá-las depressa e sem hesitações! Concebido como um jogo, divertido, estimulante e enriquecedor. Um desafio, que estimula o prazer de brincar com as palavras e os sons, e o gosto pela leitura. 

"A Joaninha Vaidosa"
 PNL
Autoras: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Ilustrado por: Nuno Feijão
Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, 1º Ano de Escolaridade, Leitura Autónoma e/ou Leitura com Apoio do Professor ou dos Pais.
Este é já o quarto volume da colecção «Ler dá Prazer», que faz as delícias dos mais pequenos.  

Clica neste link e visita a biblioteca de livros digitais! 
Lê esta obra divertida de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada: 

"Na Barriga da Mãe" 
Autores: Anne Crahay & Florian Rudzinski

A barriga da mãe está enorme! Mas o que se estará a passar?Descobre tudo o que existe dentro desta barriga tão especial, numa divertida aventura que não vais querer perder.   


 "A Surpresa de Handa"
 Autora: Eileen Browne
 A Handa mete no cesto sete frutas deliciosas para fazer uma surpresa à sua amiga Akeyo. Mas no caminho a Handa passa por muitos animais, e as frutas têm um ar muito convidativo...Quando chega junto da amiga e poisa o cesto, quem tem uma grande surpresa é a Handa! 


"O Sr. Azulão"
Autor e ilustrador: Chris Riddell
PNL 

Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura - 2 a 3 anos. Leitura em Voz Alta.
O Sr. Azulão, que dormia debaixo da cama, pede ao João para dormir na cama. Mas depois não param de aparecer mais visitantes inesperados...Chris Riddell é um dos mais conhecidos ilustradores britânicos; ganhou duas vezes a Medalha Kate Greenaway, a mais importante distinção no campo da ilustração para crianças.  


"Se os Bichos se Vestissem como Gente"
Autora: Luísa Ducla Soares 
Ilustrado por:Teresa Lima
PNL
 
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, Educação pré-escolar, Ler em voz alta / Contar Menção especial - Prémio Nacional de Ilustração - 2004 Se os Bichos se Vestissem como Gente quantos cintos teria uma cobra e como é que o porco-espinho vestia as camisas? Se a centopeia andasse calçada, quantos pares de sapatos precisava de comprar? Esta e outras perguntas malucas são feitas por Luísa Ducla Soares para desenvolver a imaginação das crianças. 

"Quem será o meu jantar?"
Autora: Claire Freedman
Ilustrado por: Nick East
 
É a primeira vez que a Raposa da Cidade viaja até ao campo e está com muita, mas muita fome! “Quem será o meu jantar?” diz ela, a lamber os lábios. Com medo de serem comidos pela raposa, os animais da quinta elaboram um plano arrojado para enganá-la. Mas será que conseguirão ser mais espertos que a raposa matreira? Esta história hilariante e com ilustrações cheias de vivacidade,  irá fazer os leitores todos rir bem alto! 
 
"O Ratinho Marinheiro"
Autora: Luísa Ducla Soares
Ilustrado por: Maria João Lopes
PNL
http://static.fnac-static.com/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/2/4/0/9789722619042.jpg
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura Educação pré-escolar, Ler em voz alta / Contar Um rato espertinho, pequeno e bravio, vivia sozinho num buraco frio. Até que encontrou perdida uma noz. Partindo-a, fazia um barco veloz. Esta é a história de um ratinho que, fazendo-se marinheiro, partiu à aventura.

"Uma História de Dedos"
Autora: Luísa Ducla Soares
Ilustrado por: Sarah Pirson

 PNL
 
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura Educação pré-escolar, Leitura autónoma e Leitura com apoio do Professor ou dos Pais.
Como se chamam os dedos da mãos? Quem é o fura-bolos e o que mata pulgas e piolhos? Um livro com duas histórias engraçadas sobre os dedos da mão: Os Dedos e Uma História de Dedos. A primeira história, Os Dedos, ensina, de forma divertida, às crianças os nomes dos dedos da mão e a sua utilidade prática e convencional. Uma História de Dedos conta como os dedos da mão da Rita resolveram um dia ser independentes, mas acabaram por concluir que faziam parte de um todo e que só assim poderiam fazer coisas engraçadas. Ilustrações elucidativas de Sarah Pirson. 

"Onde Está Wally? A Grande Exposição"
Autor: Martin Handford
 
 
A mais fantástica série de livros-passatempo, popularíssima em todo mundo. Reaparece agora em Portugal, onde já dispõe de imensos leitores. Cada título é uma sucessão de extraordinárias aventuras.
Mas os livros do WALLY não se esgotam no aspecto lúdico, uma vez que possuem também aspectos que permitem classificá-los na área do pré escolar, pois estimulam a concentração, o espírito de pesquisa, de descoberta e conhecimento. Aliás, não é por acaso que, no Reino Unido, estes livros continuam a ter enorme circulação a nível da rede escolar.


"Quem se Esconde no Reino das Fadas?"
 

Com mais de 1000 coisas para encontrar, junta-te à Anabela e à Tulipa nesta aventura mágica! Procura pirilampos na lagoa encantada, apanha maçãs caramelizadas no Festival das Flores e tenta encontrar as casas-cogumelos na Cidade dos Cogumelos. 


"Quem se Esconde no Mundo das Princesas?" 


Com mais de 1000 coisas para encontrar, junta-te às princesas Rosa e Lili nesta aventura real! Procura os queques no piquenique das princesas, explora o castelo encantado, descobre a passagem secreta e tenta encontrar todas as lindas tiaras no baile de fantasia!  

  "A Minha Mãe é a Melhor do Mundo"
PNL 
Autora: Maria João Lopo de Carvalho
Ilustrado por: Helena Nogueira


Cansado da mãe que tem, e que muitas vezes não o deixa fazer o que quer, o Gil decide ir à Loja de Mães à procura de uma que lhe torne a vida mais fácil. Mas nenhuma lhe agrada. De regresso a casa, o Gil não encontra a mãe, que, entretanto, foi à procura de outro filho. Como acabará esta história? Um conto divertido e sério ao mesmo tempo, que fará as crianças rir e pensar. 

"A Lesma Constipada"
PNL
Escrito e ilustrado por Bruno Santos

Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.

Devemos sempre desejar tudo. Podemos nunca vir a ter o que queremos ou mesmo perder tudo o que temos neste momento em mãos, mas devemos sempre tentar agarrar as estrelas. Ficamos assim com um sabor de céu no céu-da-boca. Apesar de poder sonhar com um lugar igual ao do universo escondido na casca de um caracol, a mais constipada lesma deseja sempre mais. Tudo maior, tudo o que faça sombra ao que é demasiado pequenino e apertado. Tudo quer e tudo pode vir a perder, a lesma que espirra, constipada, mas o brilho que fica nos olhos depois de desejarmos o Universo inteiro, esse ninguém lho tira...


"As Cozinheiras de Livros"

Escrito e ilustrado por Margarida Botelho, chega-nos um fabuloso livro com uma história original e divertida.

E se um dia não houvesse livros novos para lermos?...

E já tivéssemos lido todos os nossos livros de trás para a frente, de baixo para cima e até de pernas para o ar?

Como iríamos viver sem novas histórias, aventuras e heróis?


"Direitos da Criança"
Autora: Maria João Carvalho
Ilustrado por: Carla Nazareth

Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com Cidadania na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos de escolaridade.
Quando a cor azul da amizade unir as crianças de todo o mundo,  uma ponte feita de arco-iris levará a todas elas um gesto de amor e conduzirá ao tesouro da harmonia e do bem-estar. Partindo do texto da Declaração Universal dos Direitos da Criança este livro pretende contribuir para que os princípios nela consagrados sejam cada vez mais divulgados e reconhecidos a todas as crianças sem excepção alguma.



"O Livro das Datas"
PNL
Autora: Luísa Ducla Soares
Ilustrado por: Maria João Lopes
 
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura Educação Pré-Escolar. Apoio a projectos relacionados com Cidadania Em todos os dias do ano, ao longo dos tempos, aconteceram imensas, imensas coisas. Algumas modificaram o mundo, outras fazem parte da história, da religião, da tradição. O dia mais importante de cada um de nós é o dia dos anos. Também há outras datas que é costume festejar, não em privado, mas em sociedade. O Natal, por exemplo, é o aniversário do Menino Jesus. Há dias que lembram figuras célebres, revoluções, causas a defender. Há datas que até são feriado. Neste livro, Luís Ducla Soares, fala-nos de algumas datas importantes ao longo do ano. Para cada uma escreveu uma pequena história e uma explicação muito breve do seu significado. Este é o centésimo livro de Luísa Ducla Soares.  

"Uma família de sapatos"
PNL
Autora: Maria João Carvalho
Ilustrado por: Marta Torrão

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.
 

Galochas, socas, sapatilhas, botas de cano alto, sabrinas e sandálias... são muitos e diferentes os elementos que compõem esta divertida família de sapatos que guarda um grande segredo numa redoma brilhante e transparente...

Queres descobrir que segredo é esse?



  POESIA
 
"Palavras que Desenham o Sentir"


Antologia de vários autores:
Adelino Borges
Alice Santos
Amaro Figueiredo
Dulce Gomes
Ilda Ruivo
Jorge Brites
José Henriques
Nelson Moniz
Ricardo Fonseca
Participação Especial: Cláudia Rocha e Inês Nabais



FILMES 
 

"Shrek 2" 

Felizes para sempre soava a bué bué de longe...é então que uma viagem para conhecer os sogros, se torna em mais uma hilariante e louca aventura para Shrek e Fiona. Com a ajuda do seu fiel corcel Burro, Shrek tem de enfrentar uma fada Madrinha que faz poderosas poções, o afetado Príncipe Encantado e o afamado assassino de ogres, Gato das Botas, um feroz felino que na realidade é apenas um gatinho com um coração de manteiga!

 

"A Carrinha Mágica vai de Férias"


Arrisca-te! Suja-te! Faz uma viagem de estudo! Estes são os conselhos da professora Frizzle enquanto embarca em mais uma excitante viagem na Carrinha Mágica. Na cratera de um vulcão, no sistema solar, ou fazendo um bolo, a professora Frizzle e a sua Carrinha Mágica vão a qualquer sítio debaixo do Sol para uma nova, fantástica e divertida aventura.

 

"Ruca Vol. 15 – Feliz Aniversário"


É ele! O adorável Ruca! Pequenos passos para grandes aventuras! Bem vindo ao mundo do Ruca. Um mundo que trás todos os dias uma nova aventura cheia de diversão, alegria e muitas surpresas! Ruca está de Parabéns, está a ficar mais velho. Entre presentes, sapatos novos, animadas visitas ao parque temático e à praia, Ruca diverte-se como nunca...As crianças adoram as histórias, as músicas e os personagens! E mais, as histórias de Ruca e os seus amigos ajudam as crianças a perceber o mundo que as rodeia, respondendo a questões que as ajudam a crescer - uma incrível descoberta a seguir a outra.

 

"O Gato das Botas - A Verdadeira História"

De Michael York / Vivian Schilling

Um jovem moleiro herda do pai um estranho gato que fala e que garante ter poderes mágicos graças às botas que usa. Este gato sedutor e de falinhas mansas, vai fazer tudo para ajudar o seu jovem mestre a conquiste a princesa Manon. Mas para isso terão de enfrentar os lacaios do rei e um ogre pouco simpático... 





"Barbie em A Princesa da Ilha"


Está na altura de largar amarras com Barbie™ em a Princesa da Ilha nesta original longa-metragem musical que inclui nove fantásticas músicas novas. Depois de um naufrágio a ter arrastado até uma ilha quando era criança, Rosella (Barbie™) cresce a saber falar e cantar com uma família de adoráveis animais: Sagi™ o panda vermelho, o pavão Azul e Tika™, o elefante bébé. Mas quando o Principe António™ descobre o seu paraíso tropical, a curiosidade sobre o seu passado conduz Rosella™ a uma viagem com o principe até ao seu castelo.Ao explorarem a civilização, ela e os seus amigos animais descobrem um plano malévolo para tomar o poder do reino! Num encantador desfecho, Barbie™ em a Princesa da Ilha prova que quando nos deixamos guiar pelo amor, os milagres são mais reais do que julgávamos.
  
"O Que Se Passa sr. Magoo? Vol. 3"

  "Oh Magoo, you've done it again!"

O hilariante e resmungão Magoo está de volta em 5 novos episódios cheios de peripécias! Com a permanente falta de visão e o excesso de teimosia, a diversão é garantida!

 

 O Que se Passa Sr. Magoo? - Vol. 2

O Que se Passa Sr. Magoo? - Vol. 2 (DVD-Vídeo)Este 2º Volume inclui mais 5 episódios de pitosgas infortúnios e rasgos de gente do adorável e resmungão Magoo, cuja teimosa recusa em reconhecer a necessidade de usar óculos garantem os risos do público há várias gerações, fazendo de Sr. Magoo um clássico essencial da diversão!

 

 

 

"Willy Fog - As 20.000 Léguas Submarinas"

Uma aventura sem limites nas profundezas do mar!

As aventuras do Willy Fog não têm limites! Depois de ter percorrido cada recanto dentro e fora da terra, o mais famoso cavalheiro britânico ruma agora à profundezas do mar...

Tudo começa com o misterioso desaparecimento de numerosos barcos. Os navegantes andam aterrorizados com a existência do que crêem ser um monstro marinho. 

Willy Fog decide descer às abissais profundezas do mar para averiguar o que está realmente a acontecer.

O nosso herói e os seus amigos irão pôr a sua resistência à prova ao enfrentarem perigos tão diversos como a travessia de espectaculares mares de coral e a luta contra terríveis monstros marinhos, tudo isto a bordo do "Nautilus" o incrível submarino do misterioso Capitão Nemo. Não gastes o oxigénio que te resta pois esta aventura do Willy Fog, baseada na inesquecível obra clássica de Júlio Verne  "AS 20.000 LÉGUAS SUBMARINAS", vai ser de cortar a respiração...

 

"Willy Fog - Viagem ao centro da Terra"

Por fim chega a esperada adaptação em desenho animado da famosa obra de Júlio Verne "Viagem ao Centro da Terra". Uma longa metragem cheia de acção e emoção. Sullivan, o eterno rival de Willy Fog desafia-o a descobrir uma passagem secreta que conduz ao centro da Terra. A chave é um misterioso manuscrito no qual um islandês medieval narra a sua proeza de ter conseguido chegar às profundezas do nosso planeta. O nosso herói Willy Fog e os seus inseparáveis amigos embarcam numa aventura que os leva para lá da fronteira do mundo conhecido numa trepidante viagem ao desconhecido. Terão de passar por lagos fantásticos e poços sem fundo, sobreviver a violentas erupções vulcânicas e enfrentar ferozes dinossauros, enquanto abrem caminho por interminável.

 

 "O Livro da Selva"

O Livro da Selva é a celebre história de Rudyard Kipling que narra o caso de um pequeno rapaz que se perdeu na selva e foi adoptado por uma família de lobos que o baptizou de Mowgli.
Perseguido por Shere Khan, o tigre de bengala, Mowgli tem apenas permissão para brincar com os lobinhos se estiver sob a protecção de Bagheera, a pantera negra e de Baloo, o urso castanho que ensina-lhes a lei da selva. Este esplêndido clássico de animação convida-te a atravessares enormes perigos e viveres inesquecíveis aventuras com os grandes protagonistas desta maravilhosa história.

 

"DRAGÕES DE BOLSO" 

"DRAGÕES DE BOLSO 3"

Os Dragões de Bolso, são seis pequenos dragões que vivem num lugar onde a magia continua a funcionar e os feiticeiros ainda existem.Estão sempre preocupados e prontos a ajudar, embora as suas naturezas impulsivas causem frequentemente alguns problemas e destruição.Existem também os monstros, especialmente monstros que não se vêem e adoram brincar e fazer partidas.
Uma série encantada e divertida...estes pequenos dragões vão transformar-se nos teus melhores amigos.

 

"Calimero e Amiguinhos"

tugaanimado.netCalimero apresenta-nos os seus novos amiguinhos, Valeriano e os membros da “Equipa Verde”, um grupo de miúdos, espertos e curiosos, que se juntam a ele numa nova e emocionante aventura.
O carinho de Calimero, a imaginação de Valeriano, a audácia de Piero, os caprichos de SUSY, o lado prático de Priscilla e a lealdade de Rosella servem de ponto de partida para uma série de intrigantes aventuras. Divertida, excitante e recheada de emoções, esta nova série será bem do agrado dos jovens… de todas as idades!

Episódios:
- O Castelo Mal-Assombrado
- Ladrões de Carros
- A Mensagem dos Extra-Terrestres
- O Tesouro Escondido

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores