Traduzir para outros idiomas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Livro do Mês de Junho

Uma Aventura nas Férias Grandes
Autor: Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Ilustrador: Arlindo Fagundes
Alugar casa para férias é sempre divertido. O pior é quando nas imediações atua um perigoso gang que não olha a meios para atingir os seus fins. Teria sido prudente não se meterem em alhadas. Mas depois de conhecerem Carolina mais a sua cadela Terceira e de detetarem sinais e incidentes de crime na vizinhança, não podiam deitar-se à sombra da bananeira! Nunca pensaram foi que um cata-vento no telhado pudesse ter tanta importância para o desenrolar da aventura!



LÊ, VAI SER DIVERTIDO!

Livro Mistério de Junho

Vamos lá ler!
Descobre o livro a que pertence este excerto:
« Gosto mais do teu coração do que da tua coroa. E, no entanto, à volta dela também paira algo sagrado. Virei cantar para ti, mas tens de me prometer uma coisa.
- Tudo – disse o imperador, que, tendo vestido os seus trajes imperiais, parou com a mão que segurava a pesada espada de ouro encostada ao coração.
- Peço apenas uma coisa – replicou o rouxinol. - Não contes a ninguém que tens um pequeno pássaro que te conta tudo.»
Autor: Hans Christian Andersen
Nasceu em Odense, Dinamarca, a 2 de Abril 1805.
Autor de vasta obra, é principalmente conhecido pelos seus contos, que têm atravessado gerações, integrando o imaginário de adultos e crianças. Menos conhecidas são as suas narrativas de viagens, onde se integra Uma Visita a Portugal em 1866, escrita após longa estadia no nosso país, durante a qual o autor se deleitou com algumas das cidades: Elvas, Lisboa, Setúbal, Aveiro, Coimbra e Sintra, onde se sentiu em casa: «Diz-se que todo o estrangeiro poderá encontrar em Sintra um pedaço da sua pátria. Eu descobri aí a Dinamarca.»

sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Uma Fada Marota" - Autor: Oreli Mireille Saver



18 Histórias de Princesas e FadasVários Autores

Historias de princesas, príncipes encantados, reis, rainhas, castelos, bruxas....

Histórias de fadas, porções e fórmulas mágicas... para contar a pequenas princesas e pequenas fadas antes de partirem para o país dos sonhos.
Neste livro consta a história "Uma Fada Marota" de Oreli Mireille Saver

Ilustração da história - Alunos do 2.º C

terça-feira, 22 de maio de 2012

Dia do Autor Português - 22 de Maio

Para comemorar esta data, participa neste passatempo aqui na nossa biblioteca e fica a conhecer melhor cada um dos nossos autores. Eles escrevem para ti!
Através da "Árvore dos Autores" procura livros dos nossos autores. Lá poderás encontrar dentro do livro de cada autor, um envelope, com um puzzle. Se o descobrires e conseguires completar o puzzle, receberás um marcador de páginas de livros com a biografia do autor que encontras-te.  


VASCO DE SOUSA

Nasceu a 27 de Agosto de 1957 em Matosinhos. Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico pela Escola do Magistério Primário de Penafiel onde concluiu o curso em 1978. Licenciou-se mais tarde (1993) em Supervisão Educativa e em 2001 conseguiu o título de Mestre em Educação, mercê do Mestrado em Relações Interculturais, obtido na Universidade Aberta, defendendo a dissertação com o título “Educação, Migrações e Políticas de Geminação em Portugal”, que mereceu a classificação de Muito Bom por unanimidade do júri. No dia 1 de Junho de 2008 lançou o primeiro livro de histórias infantis, intitulado “O peixe que gostava de se pentear”, e o segundo livro, intitulado “Raquel, a Princesa da Lua” deverá ser publicado, ainda este ano. Atualmente desempenha as funções de Coordenador da Escola EB1/JI da Correeira, concelho de Albufeira. No ano lectivo (2010-2011) desempenhou igualmente as funções de responsável pelo Grupo de Teatro do Agrupamento de Escolas de Albufeira, tendo levado à cena a peça de Filipe Homem da Fonseca, no âmbito do Projecto PANOS, intitulada:“Dentro de mim fora daqui”.

ANA MARIA MAGALHÃES & ISABEL ALÇADA

Ana Maria Magalhães nasceu em Lisboa do dia 14 de Abril de 1946. É uma escritora portuguesa do tipo infanto-juvenil. Esta escritora destaca-se pelos livros da colecção de sucesso "Uma Aventura", destinados a jovens. Estes livros foram escritos em conjunto com a escritora Isabel Alçada.
Nasceu no seio de uma enorme família onde as crianças estavam sempre em primeiro lugar. Conheceu Isabel Alçada em 1976 à porta da Escola Fernando Pessoa, em Lisboa e em 1982 escreveram juntas o seu primeiro livro: "Uma Aventura na Cidade". Não foi fácil arranjar editora. E só a Editorial Caminho quis apostar na edição do livro. A série "Uma Aventura" tem 51 livros publicados e tem mostrado grande sucesso entre os jovens.
Isabel Alçada nasceu em Lisboa no dia 29 de Maio de 1950, é professora e escritora portuguesa. Iniciou-se na escrita juvenil em 1982, juntamente com Ana Maria Magalhães. Dessa parceria resultaram cinquenta e um exemplares da colecção "Uma Aventura", também adaptada à televisão e ao cinema.

NELSON MONIZ
 Nasceu a 15 de Junho de 1961, nos Açores, na ilha de S.Miguel, na Freguesia de S.Brás. Hoje vive no Algarve, em Albufeira.
Professor do Ensino Básico do 1.º ciclo, colaborou com poemas na revista internacional “Neo” - a cargo do departamento de Línguas e Literaturas Modernas da Universidade dos Açores – e no Suplemento Atlântico de Artes e Letras. Publica, em 2004, o livro de poesia “Rompendo Trevas”, e em 2011, “Diário de Bruma” pelas Edições Colibri, e faz parte – entre outros autores – da antologia de contos e poesia intitulada “Elos e Anelos” sob chancela da Editora Guemanisse – Teresópolis 2008. É defensor acérrimo da importância da poesia na motivação das aprendizagens e na construção do Ser...

MARIA ALBERTA MENÉRES
Nasceu em Vila Nova de Gaia, em 1930. Licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, pela Universidade Clássica de Lisboa. Foi professora do ensino secundário e colaborou em diversas publicações nomeadamente Távola Redonda, Diário de Notícias, Cadernos do Meio-Dia e Diário Popular, tendo neste último sido responsável, durante dois anos, pela secção Iniciação Literária. A sua primeira obra data de 1952 e intitula-se Intervalo, tendo sido premiada, em 1960, com o seu livro Água-Memória, no - Concurso Internacional de Poesia Giacomo Leopardi. tem dedicado grande parte da sua obra à literatura infantil e juvenil e produziu nesta área programas de televisão , sendo em 1975 sido nomeada chefe do departamento de programas infantis e juvenis da RTP. Ao longo da sua carreira tem recebido inúmeros prémios nomeadamente o Prémio de Literatura Infantil da Educação em 1981. Em colaboração com o Ernesto de Melo e Castro, organizou, em 1979, uma Antologia da Novíssima Poesia Portuguesa.

ANTÓNIO MOTA
Nasceu a 15 de Julho de 1957 em Vilarelho, concelho de Baião.
É professor do Ensino Básico e Secundário desde 1980, e trabalha em bibliotecas públicas, em portugal e outros países, procurando despertar nas crianças e nos jovens o gosto pela leitura.
Foi colaborador de diversos jornais e já participou em diversas atividadesdesenvolvidas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação.
Alguns dos seus livros estão antologiados em volumes de ensino do Português, tendo algumas das suas obras sido traduzidas em Espanhol e Galego. possui mais de 40 obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.
Algumas das suas obras estão incluídas em listas de obras literárias de qualidade recomendadas pela International Youth Library de Munique.
Em 2008 foi distinguido com a Ordem da Instrução Pública.

SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN

Nasceu a 6 de Novembro de 1919 no Porto, onde passou a sua infância. Entre 1936 e 1939 estuda Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publica os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Casada com Francisco Sousa Tavares, passa a viver em Lisboa. Tem cinco filhos. Participa ativamente na oposição ao Estado Novo e é eleita, depois do 25 de abril, deputada à Assembleia Constituinte.
Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, escreve também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. Traduz Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses.
Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. Foi a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão, que, para além do valor pecuniário de 42 070 euros, significa ainda a edição de uma antologia bilingue (português-castelhano), o que levará a autora a um vastíssimo público que cobre os países latino-americanos.
Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. A sua obra, várias vezes premiada está traduzida em várias línguas.
Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa.
ANTÓNIO TORRADO

Nasceu em Lisboa (1939), mas com raízes familiares na Beira Baixa. Poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação pediográfica, é por excelência um contador de histórias , estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas. Foi jornalista , editor, professor, produtor principal e chefe do Departamento de Programas Infantis da RTP. A sua bibliografia regista atualmente mais de 120 títulos, onde sobressai a produção literária para crianças, comtemplada em 1988, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. Livros seus foram, em 1974 e 1996, incluídos na Lista de Honra do IBBY - Internacional Board on Books for Young People. Segundo o crítico e investigador José António Gomes, "Torrado impôs-se como uma das figuras de maior relevo da nossa literatura do pós-25 de Abril e dificilmente se encontrará hoje um autor que, de forma tão equilibrada, saiba dosear em livro o humor, a crítica e os sinais de um profundo conhecimento do imaginário infantil." 

LUÍSA DUCLA SOARES

Nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939, onde se licenciou em Filologia Germânica. O seu primeiro livro de poesia data de 1970 e intitula-se Contrato. Tem-se dedicado como estudiosa e autora à literatura infanto-juvenil. Publicou 45 obras infanto-juvenis. Recebeu o "Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro de literatura infantil no biénio 1984-1985" e o "Grande Prémio Calouste Gulbenkian" pelo conjunto da sua obra em 1996. Colaborou na página infantil do Diário Popular e na revista Rua Sésamo. As suas obras encontram-se traduzidas em diversas línguas, nomeadamente francês, catalão, basco e galego.

ALICE VIEIRA

Nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, actualmente editados na Caminho, cerca de três dezenas de títulos.
Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983 com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra. Recentemente foi indicada pela Secção Portuguesa do IBBY (International Board on Books for Young People) como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.
Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no estrangeiro.

terça-feira, 15 de maio de 2012

"A Sopa de Pedra"

Peça de teatro alusiva à alimentação saudável: "A Sopa de Pedra" - Encenado pelo professor Emídio Teodósio e representado pelos alunos do 6.ºB, da EB2,3 Dr. Francisco Cabrita:
  
Diogo Rosa
Laura Tintim
Mariana Alves
Natacha Andrade
  
Teatro inserido no projeto Educação para a Saúde.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Estranhões e Bizarrocos - A menina que queria ser maçã

Hora do Conto
Estranhões e Bizarrocos
Autor: José Eduardo Agualusa
Ilustrador: Henrique Cayatte
Um inventor de coisas impossíveis: formigas mecânicas, pássaros a vapor, sapatos voadores, aparelhos de produzir espirros, estranhões e bizarrocos e outros seres sem exemplo. Camelos sábios, uma menina de peluche, a rainha das borboletas. Um país onde tudo acontece ao contrário, os rios correm do mar para a nascente, e os gatos são do tamanho de bois. O nascimento do primeiro pirilampo do mundo. Uma menina que queria ser maçã. Neste livro de José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte cabem os prodígios todos que cabem nos sonhos das crianças. São histórias para adormecer anjos.

  
A MENINA QUE QUERIA SER MAÇÃ


"Quando perguntaram a Joaninha o que é que ela queria ser quando fosse grande (há sempre um dia em que um adulto nos faz essa pergunta), ela não hesitou:
- Quando for grande quero ser maçã! Disse aquilo com tanta convicção que a mãe se assustou:
- Maçã?

A maior parte das crianças quer ser: a) astronauta; b) médica/o; c) corredor de automóveis; d) futebolista; e) cantor/a; f) presidente. Há algumas respostas mais originais: "Quero ser solteiro", confessou o filho de uma amiga minha. Conheço uma menininha que foi ainda mais ambiciosa:
- Quando for grande quero ser feliz.
Mas maçã? Joaninha, meu amor, maçã porquê? A pequena encolheu os ombros: "são tão lindas". Passaram-se os anos e a mãe pensou que ela se tinha esquecido daquilo. Mas não. No dia em que entrou para a escola, a professora fez a todos os meninos a mesma pergunta:
- Ora então vamos lá saber o que é que vocês querem ser quando forem grandes...
Astronauta. Piloto de Fórmula 1. Cantora. Futebolista. Barbie (há muitas meninas que querem ser a Barbie). Médica. Modelo. Actriz. E tu, Joaninha?
- Eu quero ser maçã!

Risos. Os outros meninos começaram a fazer troça dela:
- Maçã raineta! Maçã raineta!...
- Se a Joaninha pode ser uma maçã, senhora professora, eu quero ser um avião...
Ela nem fazia caso. Quando crescesse havia de ser uma maçã, sim, uma maçã verde, luminosa, tão perfumada como uma manhã de Primavera.
Poucas vezes, porém, conseguimos cumprir os nossos sonhos. Joaninha transformou-se numa mulher bonita, estudou, e fez-se professora. Era uma boa professora.
Só quem conseguisse olhar para dentro dela poderia saber que, bem lá no fundo do seu coração, Joaninha sentia ainda aquela grande vontade de se tornar maçã. O tempo passou - o tempo, aliás, está sempre a passar, nós é que nem sempre damos pela sua passagem. O tempo passou, portanto, e Joaninha envelheceu. Não casara, não tinha filhos, envelheceu sozinha.
Foi numa tarde de Outono. As árvores tinham perdido as folhas. O sol, cansado, com aquela cor macia que tem o mel, desaparecia no horizonte. Joaninha estava a dormir, sentada numa cadeira de baloiço. na varanda da sua casa, quando apareceu um anjo e a levou. Ela não percebou logo onde estava. Foi preciso que Deus lhe tocasse nos ombros com a ponta dos dedos:
- Acorda minha filha - disse-lhe Deus -, já chegaste.
Joaninha abriu os olhos e viu o que já antes via com os olhos fechados: os anjos passeando num grande jardim, os peixes flutuando no ar, juntamente com os pássaros, e aquele velho de barbas brancas, ao seu lado, sorrindo como só Deus sabes sorrir.
- Meu Deus - perguntou-lhe - porque não me deixaste ser maçã?
- Ser maçã é difícil, Joaninha - disse-lhe Deus. É preciso crescer muito para se ser uma boa maçã. Tu cresceste. Agora, sim, serás maçã.
Alguns anos depois, um menino descobriu no pomar da casa dos seus avós uma maçã de um brilho intenso. Cheirou-a: cheirava a manhãs lavadas, cheirava a Primavera, era um cheiro que se colava aos dedos. O menino comeu a maçã e sentiu-se feliz. Naquela tarde disse à avó:
- Sabes, acho que quando for grande quero ser maçã!"
in "Estranhões & Bizarrocos", José Eduardo Agualusa          

domingo, 6 de maio de 2012

Dia da Mãe (1.º domingo de Maio)

Dia da Mãe 6 de Maio de 2012
Magníficos postais para as Mães melhores do mundo!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Anita e o Dia da Mãe

Hora do Conto
"Anita e o Dia da Mãe"
Texto de Gilbert Delahaye
Ilustrações de Marcel Marlier

As histórias desta colecção já percorrem gerações, e continuam a fazer parte do mundo infantil de hoje. Fomos descobrir um Título que se adequa muito bem a um dia tão especial  como o das MAMÃS.

Anita tenta arranjar uma forma original de surpreender a sua Mãe.
Com a ajuda dos seus avós, encontra o presente ideal para a sua Mãe.
Um presente cheio de carinho, ternura e muito amor.

Este domingo, 6 de Maio é o Dia da Mãe - Surpreende também a tua Mãe.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Livro Mistério de Maio

Vamos lá ler!
Descobre o livro a que pertence este excerto:

« No percurso viram o senhor Silvério, acompanhado do filho mais velho e de um jornaleiro, a trabalhar num dos geios, a meio da encosta. Depois, repararam para a vinha e, em parte dela, logo notaram sinais de haver sido sulfatada de fresco.
- Olha para ali! - Exclamou o Pedro. - Vês como as folhas das videiras ainda estão a pingar?
- Vejo! Isso quer dizer que vieram para cá muito cedo deitar sulfato na vinha!... - deduziu Simão. -Será que voltaram a fazê-lo no rio?
- É o que vamos ver! »
Autor: Alexandre Parafita
Alexandre Parafita, natural de Sabrosa (Trás-os-Montes) possui o Doutoramento em Cultura Portuguesa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e o Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior (UBI). Estudou também na Escola Superior de Jornalismo do Porto e na Universidade de Coimbra.
É docente do ensino superior, investigador em áreas do património cultural e jornalista. Lecciona na UTAD e é professor convidado do IPB (Pólo de Mirandela). Como investigador, integra o Centro de Tradições Populares Portuguesas da Universidade de Lisboa. Como escritor, é autor de várias dezenas de títulos, e a sua obra incide, fundamentalmente, na literatura infantil e infanto-juvenil e nos estudos do património cultural imaterial. Tem livros publicados nas principais editoras portuguesas. É lido por muitos milhares de crianças e os seus livros têm tido reedições sucessivas.
A sua obra figura em manuais escolares. Vários livros seus são bibliografia obrigatória em Universidades e Institutos Superiores e muitos integram o Plano Nacional de Leitura (PNL).

Livro do Mês de Maio


A Árvore da Vida CHARLES DARWIN
Autor: Peter Sís
Um Livro que descreve a vida de CHARLES DARWIN naturalista, geólogo & pensador

NOTA DO AUTOR
Charles Darwin lamentava não ter aprendido a desenhar. Por isso fazia descrições pormenorizadas de tudo o que via. E foram essas passagens – densa e vividamente escritas – dos seus diários, das suas cartas e dos seus registos diários que me inspiraram na utilização dos meus desenhos, baseados em fontes contemporâneas, para contar a história da sua vida(...)

Peter Sís nasceu na cidade de Brno (antiga Checoslováquia, posteriormente integrada na actual República Checa).
Formou-se na Academia de Artes Aplicadas, de Praga, em 1974. Na época de 1977-1978, estudou no Real colégio de Arte, em Londres. Publicou já um bom número de livros infantis, traduzidos e editados em mais de trinta países. Vive em Nova Iorque. E este é o seu primeiro livro editado em Portugal.

LÊ, VAI SER DIVERTIDO!

Seguidores