Traduzir para outros idiomas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro


Como tudo tem a sua história, o livro também o tem. E, por sinal , muito interessante. Lê e fica a conhecer este objecto maravilhoso, que faz parte do nosso dia a dia.

A HISTÓRIA DO LIVRO

O que achas que é um livro?
Entre os sumérios, um povo muito antigo, o livro era um tijolo de barro, escrito com a escrita deles.
Os egípcios faziam rolos de papiro - uma planta, que chegavam a vinte metros de comprimento, escritos com os célebres hieróglifos é cada um dos sinais da escrita de antigas civilizações, .
Até uma múmia foi encontrada na ilha de Creta, na Grécia, e o pano que a envolvia estava totalmente escrito, tal como um livro.
Os indianos faziam livros de folhas de palmeiras.
Já os maias e os astecas, faziam livros de um material muito macio, que se encontra entre a casca da árvore e sua madeira.
Os chineses utilizavam rolos de seda para fazerem os seus livros. E os romanos escreviam em tábuas de madeira cobertas de cera.
Mas, foi o pergaminho, que é feito geralmente de pele de carneiro, que tornou possível a confecção de livros como os que nós conhecemos hoje. O problema é que esses livros ficavam enormes e, para cada um, era necessária a pele de vários animais.
O papel, apesar de ser conhecido há muito tempo na China, custou a chegar à Europa.
E, quando Gutenberg inventou a prensa móvel, estava criado o livro tal como nós o conhecemos.

Podes ver este vídeo sobre a magia dos livros e deixares-te levar também pela imaginação. Vencedor do óscar de Curta-Metragem de Animação de 2011

Os Fantásticos Livros Voadores de Mr. Morris Lessmore



Visita da sala 1 do pré-escolar à biblioteca. A educadora Marisa explicou às crianças a importância do livro. As crianças desenharam num livrinho para comemorar esta data tão especial dedicada aos livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores