Traduzir para outros idiomas

sábado, 1 de outubro de 2011

Livro Mistério de Outubro


Autor: Texto: Alexandre Parafita
Vamos lá ler!

Descobre o livro a que pertence este excerto:

« - É isso mesmo! Não sabem, ou não querem saber que tudo isto à volta, o rio, a paisagem, a Natureza, é de todos e de ninguém em especial!......e também dos animais, das aves, dos peixes!... - concluiu o pequeno.E ao dizer isto, o Simão lembrou-se do episódio das armadilhas, que vivera ali mesmo, com o primo, dias antes. E lembrou-se dos dois rapazes que as instalavam. Parecia estar ainda a ver o mais velho com o saco às costas e lá dentro as avezinhas mortas! Perguntou ao avô:
- Ainda está lembrado dos dois irmãos que andavam aqui com as armadilhas, avô?»

(Natural de Sabrosa, 1956) é um escritor português, com raízes transmontanas, com extensa obra publicada sobre o património e tradição oral portuguesa, bem como no domínio da literatura infanto-juvenil. Professor universitário, é doutor em Cultura Portuguesa e mestre em Ciências da Comunicação (especialidade de Antropologia da Comunicação).
Estudou na Escola do Magistério Primário de Vila Real, na Escola Superior de Jornalismo do Porto, na Universidade de Coimbra, na Universidade da Beira Interior e na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Foi jornalista durante quase 20 anos, profissão que abraçou ainda muito jovem e onde teve experiência em diferentes hierarquias: repórter, redactor, chefe de redacção e director. Lecciona na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, é professor convidado do Instituto Politécnico de Bragança (Pólo de Mirandela) e investigador do Centro de Tradições Populares Portuguesas da Universidade de Lisboa nas áreas da mitologia e da literatura oral tradicional, sendo igualmente responsável do sector de Comunicação Institucional na UTAD, onde é também vice-presidente do Observatório da Literatura Infanto-Juvenil.

Faz parte da equipa de investigação no projecto "Arquivo e Catálogo do Corpus Lendário Português", da Fundação para a Ciência e Tecnologia[2]. Algumas das suas obras foram escolhidas para o Plano Nacional de Leitura, em Portugal, como "Histórias de Natal Contadas em Verso", "As três touquinhas brancas", "Branca Flor, o Príncipe e o Demónio", "A mala vazia", "Diabos, diabritos e outros mafarricos", "Contos de animais com manhas de gente", "Histórias a rimar para ler e brincar" e "Memórias de um cavalinho de pau", "O rei na barriga", "Vou morar no arco-íris", "O tesouro dos maruxinhos", "Lobos, raposas, leões e outros figurões" e "Contos ao vento com demónios dentro", entre outros[3]. Algumas das suas obras constituem bibliografia obrigatória em cursos de licenciatura e mestrado em escolas superiores e universidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores