Traduzir para outros idiomas

segunda-feira, 1 de março de 2010

Livro Mistério de Março


António Torrado

Vamos lá ler!

DEscobre o livro a que pertence este excerto:

«levantai-vos, primus inter pares, que já se foi um papa-in-rate por a fumácia acima e está saltiricando na cobertura, com um escaramulo no rabo. Se não acudis com abundância, está a ganância perdida. Calçai as vossas tiras e viras, primus inter pares, e as vossas salperquitates.»

Autor: António Torrado
Nasceu em Lisboa, em 1939.
Escritor de livros para crianças (domínio no qual a sua bibliografia é particularmente vasta-conta com mais de 100 títulos publicados em várias editoras), poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação nessa área, é por excelência um contador de histórias, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos para várias línguas.
Foi galardoado com o Prémio Calouste Gulbenkian de Livros para crianças (1980), o Prémio de Teatro Infantil da Secretaria de Estado da Cultura (1984), o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças (1988), entre muitos outros.
Alguns dos seus livros foram incluídos na lista de Honra do IBBY-Internacional Board on Books for Young People -, nos anos de 1974 e 1996.
Segundo o crítico e investigador José António Gomes, "Torrado impôs-se como uma das figuras de maior relevo da nossa literatura do pós-25 de Abril e dificilmente se encontrará hoje um autor que, de forma tão equilibrada, saiba dosear em livro o humor, a crítica, e os sinais de um profundo conhecimento do imaginário infantil."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores