Traduzir para outros idiomas

sexta-feira, 23 de março de 2018

PÁSCOA

Atividade temática inserida no âmbito da semana da leitura. 
Os alunos ouviram a história de António Mota, da sua obra "Abada de Histórias" com o subtítulo "Amêndoas de Páscoa" e ilustraram-na. 
Exposição das ilustrações feitas pelo 4.ºA/4.ºC, das professoras Graça Pinheiro/ Ana Benvindo.


"Abada de Histórias - Amêndoas de Páscoa"

Acordava no Domingo de Páscoa muito cedo.

Vestia a melhor roupa que tinha e corria para a igreja. Daí a nada, subia à torre da igreja para ver os badalos dos sinos a bater. E era tão bom acordar de vez com aquele som muito forte e estremecer no peito!
Quando os sinos calavam o repenicar, era a vez dos foguetes acordarem as nuvens. Quando acabavam os foguetes, os galos da aldeia começavam as cantorias, bastante zangados.
Logo a seguir, começava a Visita Pascal.
Eu ia na frente a tocar a sineta. Atrás de mim vinha o senhor Prior, depois o tio Paulino, que carregava a Cruz, o Guilhermino, com a pasta, e o sacristão, segurando a caldeirinha cheia de água benta.
Entrávamos em todas as casas, que nos esperavam com um tapeta de camélias e alecrim à porta.
-Aleluia, aleluia! Boas festas, aleluia, aleluia! - dizíamos em coro.
À volta da sala estava a família. E o tio Paulino dava-lhes a cruz a beijar, engalanada com fitas coloridas.
Em cima da mesa, sobre a toalha de linho branco, havia amêndoas, camélias vermelhas e bolos.
Em cada casa eu só pegava em duas amêndoas. E rilhava-as num instantinho.
Depois ficava farto de tanta dfoçura.
Mas continuava a pegar em duas amêndoas!...
Quando terminava a Visita Pascal eu, cansado e com os pés doridos, entrava em casa. E guardava as amêndoas num cestinho.
Por isso, um mês depois, os meus colegas da escola ainda disputavam a vez para me levarem e trazerem a mala dos livros e o saco da merenda.
É que eu era o único que ainda tinha amêndoas!


Alguns alunos partilharam connosco...


 Como é o meu dia de Páscoa:

"A minha Páscoa normalmente começa às 8:30 da manhã, quando eu acordo. Depois tomo o pequeno almoço e vou tomar banho, depois a minha mãe ajuda-me a escolher a minha roupa  e dá-me um papel com a primeira pista para a caça ao tesouro da família. Depois vamos almoçar num restaurante com a minha família e a seguir vamos para casa dos meus avós e os netos mais novos vão para a caça ao tesouro (Afonso - 13 anos; eu - 10 anos e Francisco - 5 anos, até porque temos uma prima mais nova, irmã do mais novo, que tem três meses e não pode participar).
As pistas vêm com ovos pequenos e a final vem com um ovo gigante. A seguir vou jantar com o meu pai (porque os meus pais estão separados) e depois ele leva-me a casa dos meus avós e as crianças e adultos partilham e comem os seus chocolates."

FELIZ PÁSCOA!

Ana Sofia Nunes 
4.ºC

"A minha Páscoa é procurar ovos, porque os meus pais escondem-os e põem pistas para eu descobrir, mas por fim há sempre um ovo grande. Eu fico muito feliz!! 
Depois fazem um jantar especial, com muita variedade, e eu fico sempre muito cheio. 
A seguir vou dormir com a minha gata chamada Lua.

BOA PÁSCOA!

Gustavo Moreira
4.ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores