Traduzir para outros idiomas

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dia de São Valentim



História de São Valentim

Diz-se que o imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império romano.


Para isso, queria que os homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerras e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...


Se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?


Cláudio ficou furioso e considerou isto uma traição. Então teve uma ideia: se os homens não fossem casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.


Os jovens acharam que essa era uma lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar casamentos às escondidas.


A cerimónia era um acto perigoso, pois enquanto os noivos se casavam numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para tentar perceber se haveria soldados por perto.


Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar conseguiu escapar, mas o sacerdote Valentim foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.


Durante o seu cativeiro, jovens passavam pelas janelas da sua prisão e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do amor.


Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.


No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua amiga (por quem dizem que se apaixonou), agradecendo a sua amizade e lealdade.


Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269.


Elaboração de um enorme coração pintado a guaches pelas crianças, aplicações de flores e corações pintadas e escritas com mensagens de carinho e amor.

A professora Raquel Alagoinha, construiu uma caixa de correio para os alunos colocarem uma carta anónima, para as pessoas que mais estimam na escola. No dia de Sâo Valentim foram entregues as respectivas cartas aos destinatários, com grande entusiasmo das crianças que as receberam com alegria. Essas cartas foram escritas na nossa Biblioteca.

Algumas das cartas recebidas:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores