O Natal em Benin (Daomé, Dahomey)
SAUDAÇÃO:" Merry Christmas "
O Natal não tem o brilho de outros países, mesmo pobres da África. Em Benin, antigo Daomé, Natal é sinônimo de celebração religiosa, meditação, caridade internacional e meditação. As missões praticam cerimônias em que cristãos unidos católicos e evangélicos vivem o pleno espírito do Natal. São celebrações com muita música e louvação, leitura do evangelho e pregação nas línguas locais. Após a missa ou culto montam-se presépios vivos, importantes na visualização da vida de Cristo. Em geral as igrejas servem uma farta ceia e distribui presentes para as crianças.
SAUDAÇÃO:" Merry Christmas "
O Natal é pobre e segue a tradição da antiga metrópole: França. A figura do Pai Natal é saudada e a ele se atribui a entrega de presentes. Árvores de Natal são armadas e decoradas. Há missa na Véspera de Natal, sempre seguida de jantar festivo com a família. Nisso o Togo se tornou independente de fato. Os pratos do jantar são sempre togoleses.
O Natal na República Centro Africana
SAUDAÇÃO:" Joyeux Noel"
O Natal é feito com respeito às tradições religiosas e celebra-se com júbilo e grande festa nas igrejas o nascimento de Jesus. Missa do Galo, cantos natalícios, corais, decoração de motivos africanos e ceia com pratos típicos. .
SAUDAÇÃO:" Afishapa"
Ganenses celebram o Natal de 20 de dezembro a primeiro de janeiro com diferentes eventos e tradições. Muitos viajam para visitar amigos e parentes em outras partes do país. Os cristãos são a grande maioria e a Noite da Véspera de Natal é o momento em que as celebrações atingem o clímax. As igrejas sempre têm serviço em geral com tambores e danças, bem ao gosto do povo. O celebração lembra a todos da razão desse encontro. As crianças representam peças tendo o Natal como tema. Os coros cantam cantigas de Natal e muitas levam pastores e padres a dançarem com seus fiéis às vezes, noite a dentro. Fogos de artifício e festas ao ar livre também são comuns. No dia de Natal as igrejas ficam lotadas de ganenses vestindo suas roupas tradicionais, sempre muito coloridas. O almoço de Natal é mais comum que a ceia, o momento de trocar presentes é ao pé da árvore, e quanto aos pratos Gana prefere sua própria culinária!
SAUDAÇÃO:"Joyeux Noel"
Igual proporção de Muçulmanos, Seguidores de crenças nativas e cristãos, a Costa do Marfim tem um Natal discreto e, onde se comemora, é sempre uma festa bastante religiosa seguindo tradições da cultura francesa. Dia 6 de dezembro se comemora o Dia de São Nicolau e as famílias católicas decoram suas casas para o Natal. A Véspera de Natal é reservada para a Missa do Galo, em geral no princípio da noite, e para a ceia, sempre farta com pratos da culinária europeia e um ou outro da culinária local. O dia de Natal se inicia com a troca de presentes, missa e almoço em família.
SAUDAÇÃO:" Happy Christmas"
Neste país de maioria muçulmana, com apenas 10% de cristãos, o Natal não é uma festa exatamente popular. Igrejas de toda a Àfrica e de todo o mundo estão convidando a todos para orar a prece abaixo neste Natal. Ela espera incentivar a atenção e ação mundial em Serra Leoa e promover a paz e a reconciliação: "Neste dia em que os corações se rejubilam na celebração do nascimento de Jesus, rezemos pelos jovens irmãos e irmãs em Serra Leoa que devido à violência não conseguem vivenciar a paz e a alegria deste dia sagrado. Quem sabe se todos orarmos juntos eles não se sintam mais tão solitários e abandonados, mas envolvidos em solidariedade e amor, o mesmo que desejamos às nossas crianças e jovens. "
SAUDAÇÃO: "Mboni Chrismen"
Marrocos não é um país oficialmente cristão, mas muçulmano, mesmo assim há cristãos em grande número e comemoram o Natal na tradição francesa. Decoram-se árvores e quando a ceia é servida, acende-se a vela de Natal. A ceia é composta de pratos franceses e árabes. Essa é a hora de cantar músicas natalícias e ir dormir, pois muito cedo se deve ir à igreja, depois da missa, as famílias se visitam e serve-se um lauto almoço.
SAUDAÇÃO:"Joyeux Noel"
Neste país, em que 94% da população é muçulmana, as tradições cristãs são pouco representativas, restringindo-se a poucos senegaleses e estrangeiros. Como o dia do ano, porém, o Natal toma cada vez mais importância no Senegal. A tradição dos presentes começa a instalar-se em numerosas famílias e vê-se mesmo Pais Natal em Dacar!!! A festa é, no entanto, católica e não se cobre de um carácter religioso único para a minoria de cristãos do país. Na Véspera é costume ir à missa da meia-noite numa igreja de Dacar, da Pequena Costa ou Casamance. O 25 de Dezembro é o dia do grande encontro familiar e troca de presentes. A refeição é em geral de pratos senegaleses.
SAUDAÇÃO:" Joyeux Noel, Arahaba tratry ny Krismasy"
Neste país, em que até bem pouco tempo as crenças nativas eram maioria junto à população, agora é 50% cristã, as tradições natalícias são, assim, muito representativas. As casas são decoradas, luzes se acendem. Na véspera, crianças de diversas igrejas preparam representações sobre o Natal. Jesus é saudado em júbilo. Os cantos de Natal são tradicionais e ouvem-se em todo o país nessa época. Corais de igrejas sempre cantam nas missas e cultos natalícios. Uma coisa é absolutamente típica: a ceia em Madagascar é da tradição local. No dia de Natal, amigos se visitam e as crianças acordam para procurar seus presentes. O Pai Natal sempre está presente em cerimônias públicas de Natal.
SAUDAÇÃO: "Geseende Kersfees"
Neste país, cerca de 90% da população é cristã, em especial luterana, seguido pelos católicos, as tradições natalícias são bastante inspiradas nos costumes europeus. A densidade demográfica é pequena e assim, as igrejas transformam-se em centro de reunião. As casas são decoradas, as lojas acendem luzes natalícias. Na véspera, o costume é ir à igreja, cear e cantar canções de Natal. A capital Windhoek é sempre o centro das comemorações. A ceia é constituída de pratos da tradição europeia.
SAUDAÇÃO: ” Happy Christmas"
Neste país, em que o Cristianismo sincretizou-se com crenças nativas e é seguido por 50% da população e apenas 25% é cristão própriamente dito, o Natal é uma festa de magnífico colorido e sabor local. . No Zimbabwe. Kisimusi, ou Natal é celebrado durante o verão. Os pais oferecem presentes a esposas e filhos, em geral roupas e doces. Muitas vezes a festa é na igreja e lá mesmo se serve a ceia ou almoço de Natal feito pelas mulheres da comunidade, normalmente carne fresca ou cabra, com pão, frutas e doces. Depois do alimento os padres e pastores fazem sermões informais! Jogam, brincam e cantam canções de Natal.
SAUDAÇÃO: ”Mboni Chrismen"
Neste país, em que 98% são muçulmanos apenas 1% cristãos, o Natal é uma festa de importância apenas familiar. Comemora-se nas igrejas e as famílias cristãs decoram a casa e ceiam em conjunto. Trocam presentes e cantam cantos natalícios.
SAUDAÇÃO: ” ciid wanaagsan iyo sanad cusub oo fiican"
Neste país, QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE MUÇULMANO, os cristãos são quase sempre estrangeiros e comemoram o Natal em família. Natal na Somália é sinónimo de maior solidariedade internacional a este que é um dos países mais pobres do mundo.
SAUDAÇÃO: “Milad Majid"
Neste país, QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE MUÇULMANO, Cristãos são quase sempre estrangeiros e comemoram o Natal em família. Natal na Líbia é um momento de reunião de famílias cristãs. As igrejas realizam cerimónias sempre muito emocionadas. É curioso como nos países muçulmanos onde os cristãos são minoria como o sonhado ecumenismo cristão se realiza e católicos e protestantes terminam sempre por valorizar o amor em comum a Jesus.
SAUDAÇÃO: “Milad Majid, Joyeux Noël"
Neste país, QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE MUÇULMANO, Cristãos são quase sempre estrangeiros e comemoram o Natal em família. Natal na Argélia é um momento de reunião de famílias cristãs. As igrejas realizam cerimónias sempre muito emocionadas. É curioso como nos países muçulmanos onde os cristãos são minoria como o sonhado ecumenismo cristão se realiza e católicos e protestantes terminam sempre por valorizar o amor em comum a Jesus.
SAUDAÇÃO: “Milad Majid"
As festividades natalícias são celebradas com orações e danças. Um curioso aspecto é a comemoração chamada Timket (Baptismo). Na véspera, as pessoas conduzem estandartes em coloridas procissões.
SAUDAÇÃO: “Joyeux Noël"
Neste país em que 40% da população é cristã, o Natal tem um significado especial. A pobreza do Chade sempre motiva ações internacionais de ajuda e campanhas contra a fome. O Natal é mais uma época de solidariedade e colaboração internacional. O Natal é uma cerimónia religiosa e as festas, inclusive ceia, realizam-se quase que inteiramente nas igrejas. As missões também comemoram com cantos e preces. As decorações seguem motivos típicos.
SAUDAÇÃO: “Melkam Yelidet Beaal, Poket Kristmet, Merry Christmas"
O mais pitoresco aspecto do Natal etíope é um jogo chamado "Gena" ou Hockey etíope. Uma lenda diz que esse jogo começou a ser praticado pelos pastores que levavam seu rebanho na noite em que Jesus nasceu. Esse jogo é ainda praticado por muitos jovens na época de Natal na Etiópia Moderna. Esse jogo é promovido pelo líder da comunidade. Outro aspecto interessante da Etiópia no Natal é o jantar. Feito por toda a família e saboreado junto com todos. Serve-se um guisado de carne no pão etíope que, muitas vezes, substitui o próprio prato. Os ortodoxos têm um Natal em data diferente, mas celebram-no. As demais igrejas celebram cultos e missas na véspera de Natal com grandes solenidades repletas de música.
SAUDAÇÃO: “Noeli Nziza, Joyeux Noel"
Festeja-se o Natal em família e se decora como possível a casa, a ceia será composta de frango, carne e arroz, um banquete, depois de 10 anos em que nem isso seria possível.
SAUDAÇÃO: “Joyeux Noel"
É uma tradição em Burkina, as crianças, a partir dos sete anos lançam-se quando se aproxima o Natal na construção de miniaturas arquitetónicas em processo chamado banco(mistura de terra, água e palha), expostos na rua na frente das casas. As crianças dominam a arte do banco. De acordo com planos sábiamente estudados, começam a construção dos projetos próprios, soldando os tijolos com a água e argila. Por último, uma demão de pintura, e as inscrições de "bom ano" ou "feliz Natal" constituem o toque final dos pequenos construtores. Nos infantários continuarão a ser assim expostos até a Páscoa.
SAUDAÇÃO: “Merry Christmas"
Num país com apenas 10% de cristãos as tradições natalícias são poucas, mas existe uma que merece destaque: na Véspera de Natal, os cristãos fazem uma grande festa com farta mesa de iguarias, os cristãos convidam os amigos e vizinhos muçulmanos e compartilham do alimento, revivendo o espírito do Ágape.
SAUDAÇÃO: "Joyeux Noel."
Os cristãos católicos e protestantes são a grande maioria no Gabão, as tradições natalícias são oriundas do colonizador francês. A Missa do Galo é tradição, bem como a decoração de casas e a ceia.
SAUDAÇÃO: "Merry Christmas"
As tradições natalícias são bastante inspiradas nos costumes europeus, especialmente ingleses. Costuma-se representar uma pantomima, musical cómico, com temas infantis ou natalícios. As igrejas transformam-se em centros de reunião. As casas são decoradas, as lojas acendem luzes natalícias. Na véspera, o costume é ir à igreja, cear e cantar canções de Natal. A capital Windhoek é sempre o centro das comemorações. A ceia é constituída de pratos da tradição europeia.
SAUDAÇÃO: “Boas Festas"
Embora os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) - Angola, Guiné Bissau, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe - tenham diferentes raízes culturais e políticas, uma coisa eles têm em comum: a percentagem relativamente alta de cristãos, que cultivam as tradições natalícias levadas de Portugal pelos antigos senhores coloniais. Na véspera, celebram apenas a Missa do Galo, deixando a refeição festiva para o dia seguinte. Os cabo-verdianos costumam fazer um cozido, enquanto os moçambicanos preferem um assado de cabrito e os angolanos comem pratos vegetarianos com mandioca. Em todos esses países, há, no entanto, o bolo de Natal. A árvore de Natal também é um símbolo importante. Em países quentes, como a Angola, o cipreste substitui o pinheiro. Mas as árvores mais bonitas e coloridas são as que as crianças costumam pintar e pendurar na igreja do povoado, como é o costume em Moçambique.
SAUDAÇÃO: “Joyeux Noel, Mboni Chrismen"
As tradições natalícias são poucas, mas existe uma que merece destaque: na Véspera de Natal, os cristãos fazem uma grande festa e cantam em sua própria língua, árabe, afar, e somali. Os membros da Igreja Ortodoxa Etíope comemoram o Natal no dia 7 de Janeiro.
SAUDAÇÃO: “Boas Festas"
A tradição natalícia da Guiné Bissau é portuguesa e católica. O país é pobre, mas a véspera de Natal encontra as casas enfeitadas, o presépio armado e as igrejas prontas para a missa do Galo e no fim da noite uma ceia em homenagem ao Menino Deus que nasce. O dia de Natal é de visita a parentes e amigos, troca de presentes e alegria de cantar músicas natalícias.
SAUDAÇÃO: "Joyeux Noel"
Neste país, cerca de 65% da população é muçulmana, muitos praticam religiões indígenas e apenas 4% são cristãos. Assim, as tradições natalícias são poucas e bastante inspiradas nos costumes europeus, especialmente franceses. O centro do Natal é a igreja e a comemoração em família guarda um aspecto profundamente religioso, o Natal mais comum entre os cristãos que sobrevivem num ambiente em que são minoria e discriminados pelo resto da população. O sentido real da festa inspira a comemoração. Na véspera, o costume é ir à igreja, cear e cantar canções de Natal.
SAUDAÇÃO: “Happy Christmas"
O Reino de Lesoto tem duas grandes festas anuais: a Páscoa e o Natal. Este é um país cristão. Tem uma maioria de católicos. A tradição natalícia do Reino do Lesoto é católica. O país é pobre, há muitas missões e nelas as crianças sempre recebem presentes de Natal, muitas vezes oferecidos pela rainha do Lesoto pessoalmente. Na Noite de Natal vão à missa e depois há uma ceia em família.
SAUDAÇÃO: “Happy Christmas"
O caráter do Natal na Libéria é o da simplicidade e profundidade na fé. Trocam-se presentes e se festeja também o fim de ano, mas o centro das comemorações é na verdade o nascimento de Cristo como instrumento de Deus na obra da libertação e salvação do Homem. Anjos caminham entre os homens e inspira em todos os corações o amor ao próximo a solidariedade e a construção da paz.
Parabéns pelo trabalho e obrigado por permitir aprender com sua pesquisa.
ResponderEliminar