Traduzir para outros idiomas

sexta-feira, 23 de abril de 2010

COMEMORAÇÃO DO 25 ABRIL


Foram expostos diversos livros existentes na biblioteca sobre o 25 de Abril. Leitura do livro infantil sobre o tema: “A Revolução das Letras – O 25 de Abril explicado às crianças” de Vergílio Alberto Vieira. Esta história foi contada de forma muito dinâmica e que despertou muito a curiosidade das crianças que a ouviram. Antecipadamente preparou-se uma maleta, onde se guardaram objectos, fotos e letras de músicas que marcaram essa época da nossa história. Pouco a pouco e ao longo da história, iam-se retirando os objectos da maleta e todos aguardavam inquietamente a retirada de novos objectos. Foram colocadas diversas questões pelas crianças que tentamos esclarecer-lhes o melhor possível. No final ouviram e aprenderam a música de Ermelinda Duarte “Somos livres” Construíram um cartaz sobre o tema que foi colocado num lugar de destaque na biblioteca.

Somos Livres
Ermelinda Duarte
Composição : Ermelinda Duarte

Ontem apenas
Fomos a voz sufocada
Dum povo a dizer não quero;
Fomos os bobos-do-rei
Mastigando desespero.

Ontem apenas
Fomos o povo a chorar
Na sarjeta dos que, à força,
Ultrajaram e venderam
Esta terra, hoje nossa.

Uma gaivota voava, voava,
Asas de vento,
Coração de mar.
Como ela, somos livres,
Somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
Grito vermelho
Num campo qualquer.
Como ela somos livres,
Somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
Não vou combater".
Como ela, somos livres,
Somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,
Parte à conquista
Do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
Não voltaremos atrás.

DIA DO AUTOR PORTUGUÊS

Exposição de diversos livros de autores portugueses (José Saramago; António Mota; António Torrado, Rosa Lobato Faria; Sophia de Mello Breyner Andresen, Luísa Ducla Soares, Eugénio de Andrade; Manuel António Pina; Alice Vieira; António Lobo Antunes; Tiago Rebelo e Matilde Rosa Araújo). Elaboração de um cartaz com fotos desses autores em que os alunos tinham de procurar e dar indicação a quem pertenciam as respectivas obras existentes na biblioteca.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Planta da Biblioteca


LEGENDA:
Área Total: 100m2
1. Recepção dos Utilizadores / Zona de Atendimento;
2. Zona de Trabalho de Grupo;
3. Zona de Leitura;
4. Zona de Multimédia;
5. Zona de Informática.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Primavera - Giuseppe Arcimboldo



Pintor italiano nascido em Milão, de grande influência em futuros surrealistas, como o espanhol Salvador Dali. Iniciou a carreira aos 22 anos, como desenhista dos vitrais da catedral milanesa, ao lado do pai, Biaggio, seu primeiro mestre. Combinou o trabalho com o estudo das gravuras de Leonardo da Vinci, especialmente os de veia caricaturesca, cuja marca se evidenciaria em sua produção posterior. Mudou-se para Praga (1562), onde se tornou pintor favorito da corte, realizando vários cenários para o teatro imperial, trabalhando sucessivamente para os imperadores Fernando I, Maximiliano II e Rodolfo II. Morreu em Milão e em diversos museus europeus encontram-se obras desse famoso artista. Seu trabalho mais conhecido é a série As quatro estações (1573), série de cabeças formadas por uma infinidade de elementos vegetais como flores, folhas etc. Outros trabalhos foram Água (1566), Fogo (1566), Terra (1570), Auto-retrato (1575), Flora (1591), entre outros.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Livro Mistério de Abril


Madonna Louise Veronica Ciccone

Vamos lá ler!

Descobre o livro a que pertence este excerto:

«...O fecho era uma cabeça de serpente feita de ouro, com uma língua de diamantes que lhe saía da boca e voltava a entrar. A rainha não cabia em si de contente.
-Nunca vi nada tão bonito. Que prenda de anos maravilhosa -disse ela, e correu para beijar o rei, que estava agora tão espantado que mal conseguia falar, mas estava também muito contente...»

Autora: Madonna Louise Veronica Ciccone
Madonna nasceu a 16 de Agosto de 1958, em Bay City, numa cidade localizada no estado de Michigan nos Estados Unidos. É uma cantora-compositora americana de dance/pop, produtora de músicas e filmes, dançarina, atriz, escritora e ícone da moda, tendo tido muitas aventuras na sua carreira de sucesso.

Madonna tem 4 filhos, dois deles adotados. seus filhos biológicos são Lourdes Maria (13anos) e Rocco (9anos); seus filhos adotivos são David Banda e Mercy ambos de quatro anos.

Vendeu mais de dois mil milhões de álbuns em todo o mundo, apareceu em mais de 18 filmes, e os seus livros para crianças foram publicados em 40 línguas, em mais de 100 países - Foram de facto um sucesso internacional.

Livro do Mês de ABRIL




O Gato Gatão poeta de profissão
Autora: Graça Breia
A editora Cercica, lança o 2.º livro infantil, inserido na colecção 4 leituras, editada na versão escrita, em pictogramas, em DVD interactivo com versão áudio e língua gestual, em formato daisy (leitura fácil) e ainda em Braille. Esta colecção pretende que cada criança possa ter acesso ao prazer da leitura, e ao mundo mágico do conhecimento, quaisquer que sejam as suas capacidades individuais de leitura.

Sinopse do texto:
De uma maneira alegre e bem disposta, em que as palavras também brincam, esta história do Gato Gatão pretende dar a conhecer a vida de um gato poeta.
O Gato Gatão, apresenta-nos a sua companheira, a Ruivinha, e descreve-nos a aldeia onde vive e na qual se diverte à grande. Nesta aldeia, o Gato Gatão é feliz e encontra motivos de inspiração para a sua poesia.


LÊ, VAI SER DIVERTIDO


BIBLIOTECA ESCOLAR E.B.1/J.I-CORREEIRA
Agrupamento Vertical de Escolas Dr. Francisco Cabrita

Seguidores