«O
peixe que gostava de se pentear»
Autor:
Vasco
de Sousa
Ilustrações:
Sónia
Cântara
Editora:
Papiro
Ano
de Publicação:
2008
SINOPSE:
Era
uma vez uma casa muito grande...
Era
uma vez um menino chamado Paulo...
Era
uma vez um peixe chamado Janota que gostava de se... pentear???!!!
Era
uma vez uma amizade cheia de aventuras entre o Paulo e o janota...
Era
uma
vez...
Uma
maravilhosa história de encantar entre um menino chamado Paulo e um
peixe
chamado Janota.
EXCERTO:
“- Mãe, o nome dele pode ser Janota? - perguntou o Paulo em tom de importante, tal como se é sempre importante quando se dá o nome a um peixinho.
- Claro, meu filho! O peixinho é teu e tu vais tratar dele todos os dias. Vais dar-lhe de comer, dar-lhe banho, vesti-lo, penteá-lo - respondeu a mãe, rindo-se consoante ia dizendo as tarefas que o seu filho teria de fazer com o peixinho.
- Dar-lhe banho!? Vesti-lo!? Penteá-lo!? Oh, mãe, não brinques comigo! - riu o menino enquanto procurava no saco que a mãe tinha trazido das compras alguma coisa que pudesse servir de alimento para o seu novo amigo.
- Cá para mim era bom que me dessem alguma coisita para comer... - ia-se lamentando o Janota, enquanto beijava e lambia o vidro do aquário, na esperança que alguém olhasse para ele e dele tivesse piedade, dando-lhe alguma coisita para comer.
Paulo aproximou-se do aquário com um frasquinho de plástico e deitou alguns pedacinhos de comida em cima da água. Mal eles caíram, o janota veio imediatamente à superfície e pouco a pouco foi mordiscando as folhinhas de alimento que iam boiando deitadas na água, como que à espera que algum peixinho as mordiscasse...
- Mmmmm, que bom! Esta sabe a folhinhas de plátano e esta ... mmmmm ... sabe a líquen adocicado - ia-se deliciando o peixinho, enquanto o Paulo, de olhos esbugalhados, se ria com os movimentos rápidos e dançarinos do seu amigo mais novo."
Sem comentários:
Enviar um comentário