terça-feira, 7 de maio de 2019
quarta-feira, 24 de abril de 2019
25 DE ABRIL
O ANTES E O DEPOIS...
![]() |
| Pintura de cravos |

ANTES
Só havia um partido político, a Ação Nacional Popular, que apoiava o governo.
DEPOIS
Passou a haver muitos partidos políticos.
ANTES
Não havia eleições livres. Só se podia votar no partido do governo.
DEPOIS
As eleições passaram a ser completamente livres.
Não se podia dizer mal do governo e quem o fizesse era preso.
DEPOIS
Toda a gente pode votar (e é pena que muitos se abstenham de o fazer ).
O Carlitos, o Luís e o Emídio votariam quando completassem 18 anos.
Mas a mãe, a irmã e a avó do Carlitos votariam pela primeira vez na vida
nas eleições de 25 de Abril 1975 (um ano depois da revolução), as primeiras disputadas em liberdade.
As mulheres só podiam votar se tivessem concluído o curso secundário.
DEPOIS
Mulheres e homens têm os mesmos direitos.
ANTES
Havia uma polícia política, com milhares informadores em toda a parte que escutava praticamente todas as conversas.
DEPOIS
Passou a haver liberdade de opinião.
ANTES
As pessoas casadas pela igreja não se podiam divorciar.
DEPOIS
O divórcio estendeu-se a toda a população.
Cada patrão pagava o que queria aos seus trabalhadores
DEPOIS
Passou a haver um salário mínimo nacional.
ANTES
As notícias só podiam sair nos jornais depois de terem sido lidas e autorizadas pelos serviços de censura.
DEPOIS
A imprensa é livre.
ANTES
Os jovens passavam quatro anos na tropa, dois dos quais na guerra.
DEPOIS
Acabou a Guerra Colonial. Uns anos mais tarde, o serviço militar deixou mesmo de ser obrigatório.
Fonte: http://visao.sapo.pt/visaojunior/noticias/2016-04-14-Conta-me-como-foi-o-25-de-abril
SUGESTÕES DE LEITURA SOBRE O 25 DE ABRIL:
SUGESTÕES DE LEITURA SOBRE O 25 DE ABRIL:
![]() |
| Poderás encontrar qualquer uma destas sugestões na nossa biblioteca. |
Etiquetas:
25 de Abril,
Efemérides
terça-feira, 23 de abril de 2019
CLUBE DE LEITURA
Inauguração do Clube de Leitura
A liberdade de ler e partilhar o que os alunos gostam num livro é o mote para ler mais e melhor.
Partilha entre colegas dos livros que os alunos gostaram de ler...
![]() |
| 4.ºB - Professora Silvia Alegria |
Etiquetas:
Clube de Leitura,
Semana da Leitura
segunda-feira, 22 de abril de 2019
Dia Mundial do Livro - 23 abril
![]() |
| Pintura de desenhos sobre a efeméride. |
O livro é um amigo
Que nos ajuda a aprender
Nas suas páginas
Há coisas para saber
O livro é um companheiro
Que está sempre comigo
Nas suas páginas
Está um amigo
O livro é
Um professor
Que nos guia a imaginação
Nas suas páginas
Vamos numa missão
O livro é
Um palhaço
Que nos faz rir
Nas suas páginas
Há piadas para nos divertir
O livro é
Um avião
Que nos leva a viajar
Nas suas páginas
Eu posso sonhar
O livro é fantasia
Que nos trás alegria
Nas suas páginas
Faz-se magia
Autor desconhecido
Etiquetas:
Dia Mundial do Livro,
Efemérides
segunda-feira, 8 de abril de 2019
NEWTON gostava de ler! - "3,2,1...lançar sonda na biblioteca!
Finalizámos o módulo do Projeto Newton: "Lançar a Sonda na Biblioteca" com todas as turmas do 3º ano.
Etiquetas:
Newton gostava de ler!
quinta-feira, 4 de abril de 2019
Páscoa Feliz!
Concurso de frases sobre a Páscoa
As frases mais giras receberam um ovinho de chocolate.
A Páscoa é o momento onde podemos juntar-nos com a família para nos divertirmos.
O chocolate não é o mais importante, o que é mais importante é a família.
Anna Solovei, 4.ºB
O coelhinho da Páscoa é mágico e fofo! Dá-nos ovinhos de Páscoa muito bons. Lara Batista, 4.º/2.ºD
A Páscoa é muito divertida, dá-nos amor e alegria. Cada ovo tem um sabor,
cada sabor é um sentido do coração.
Sara Babicean, 4.ºB
A Páscoa é bonita e alegre, porque recebo ovos e amêndoas de chocolate.
Raquel Montesani Rocha, 2.º/3.ºA
A Páscoa é muito linda, Jesus morreu na Páscoa.
Eva Silva, 2.º/3.ºA
Eu adoro a Páscoa e amo, porque é um dia especial e dá ovos de chocolate.
Noa Mariano, 2.º/3.ºA
Páscoa é para divertir e também para rir, então dá um sorriso maravilhoso!
Savannah Boddaert, 4.ºB
«CAÇA AO OVO»
Etiquetas:
Concursos,
Efemérides,
Páscoa
terça-feira, 2 de abril de 2019
JCE - Filme de Manuel de Oliveira: "Aniki Bóbó"
RESUMOANIKI
BÓBÓ (CAPA BRANCA)
Dois
garotos, o Carlitos (Horácio Silva) e o Eduardinho (António
Santos), gostam da mesma rapariga, a Teresinha (Fernanda Matos). Um é
audacioso, brigão, atrevido; o outro é de carácter tímido, bom,
sossegado. A rivalidade vai-se acentuando e, um dia, para agradar à
sua apaixonada, Carlitos rouba, uma boneca. Teresinha sente-se
inclinada para ele até que um dia, numa inocente brincadeira,
Eduardinho escorrega por um talude e cai ao lado de um comboio que
passa.
Todos
pensam que Carlitos o empurrou e todos passam a afastar-se dele,
enquanto Eduardinho sofre numa cama de hospital. Carlitos pensa em
fugir num barco ancorado no cais de Massarelos, mas tudo se esclarece
por intervenção do dono da “loja das tentações” que vira o
acidente e que, no final, tira todas as suspeitas de cima do jovem
Carlitos. E os garotos lá puderam de novo jogar aos polícias e
ladrões, ao jogo do Aniki-Bobó…
Aniki Bebé
Aniki Bóbó
Passarinho, totó
Birimbau, cavaquinho
Salomão, sacristão
Tu és polícia, tu és ladrão
Mais uma sessão de cinema projeto JCE- Juventude Cinema e Escola na nossa biblioteca. As turmas 4.º/3.ºA da professora Marta Cirne, 4.ºB da professora Silvia Alegria, 4.ºC da professora Bernardete Couto e 4.º/2.ºD da professora Télia Rodrigues puderam assistir a este fantástico e clássico filme português " Aniki Bóbó"(1942)do realizador Manoel de Oliveira.
Etiquetas:
JCE - JUVENTUDE CINEMA ESCOLA
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















