Traduzir para outros idiomas

sexta-feira, 1 de março de 2019

Plasticologia Marinha

Aos oceanos chegam todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico, com um impacto enorme nas espécies e ecossistemas marinhos.Apesar do plástico ter uma variedade enorme de utilizações, de ser um material útil, duradouro e versátil e que contribui em muitos domínios para o bem-estar humano, é urgente alertar que o seu uso de forma descontrolada tem impacto negativo no planeta e no Homem. Por esta razão, é importante sensibilizar o público sobre a problemática do plástico nos oceanos e fornecer-lhes ferramentas para conseguirem minimizar o seu impacto a este nível, através da alteração de comportamentos.

O Oceanário de Lisboa pretende contribuir para elevar a literacia dos oceanos, em Portugal, promovendo o conhecimento dos oceanos e a vontade de contribuir para a sua conservação, tendo como base os valores da sustentabilidade e da necessidade de proteger a biodiversidade marinha.

Aqui ficam alguns registos da visita do biólogo João Zézere, do Oceanário de Lisboa, que nos veio transmitir a importância e a necessidade de proteger  a biodiversidade marinha e o impacto negativo que o plástico está a ter a nível mundial, dando-nos alternativas para todos colaborarmos na  redução do mesmo no nosso planeta.

MIÚDOS A VOTOS - LIVROS NOMEADOS


Livros nomeados para o 1.º ciclo (por ordem alfabética)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

"Uma Manhã Singular na Biblioteca Escolar" - " Todos no Sofá" de Luísa Ducla Soares


Já começaram a chegar os trabalhos dos alunos do pré-escolar em resultado da atividade "Uma manhã singular na Biblioteca Escolar".



Obrigada às crianças da sala 5/JI e à Educadora Sissita e sua colaboradora Mónica. - A atividade teve uma linha condutora que se iniciou na biblioteca escolar e que foi concluída na sala 5/pré-escolar. Assim os alunos elaboraram um trabalho final dedicado ao livro "Todos no sofá" de Luísa Ducla Soares para ser afixado na Biblioteca, mas antes disso a professora bibliotecária pediu aos alunos o reconto da história a partir do trabalho final....e não é que os meninos se lembravam de quase tudo!




sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

JCE - Documentário : “BEBÉS”, realizado por THOMAS BALMÉS


Documentário : “BEBÉS”, realizado por THOMAS BALMÉS

Realizado pelo galardoado realizador Thomas Balmès, e baseado numa ideia original do produtor Alain Chabat, Bebés acompanha simultaneamente o primeiro ano de vida de quatro bebés em diferentes locais do mundo: Ponijao, um bebé de uma tribo na Namíbia; Bayarjargal, que vive numa tenda na Mongólia, Mari, que mora num arranha-céus de Tóquio, e Hattie, filha de um casal moderno e culto de São Francisco, nos EUA.

Redefinindo a forma de fazer arte não ficcional, Bebés convida-nos a viajar por quatro culturas muito diferentes, captando os mais engraçados e naturais movimentos, os únicos e universais incidentes dos primeiros meses das nossas vidas.

Uma hora e meia de aventura, acção, humor e… trambolhões…

 As turmas 4.º/3.ºA da professora Marta Cirne, 4.ºB  da professora Silvia Alegria, 4.ºC da professora Bernardete Couto e 4.º/2.ºD da professora Télia Rodrigues, foram presenteados por este excelente documentário que passou na nossa biblioteca  em nome da JCE - JUVENTUDE CINEMA ESCOLA.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

CONTO À TERÇA,...!

Uma manhã singular com os alunos do Pré - escolar!

Pré-escolar EB1 JI da Correeira


Uma manhã singular com os alunos do Pré - escolar!

Durante os meses de janeiro e fevereiro deu-se continuidade à hora do conto nas Bibliotecas Escolares das EB1 JI da Correeira e dos Caliços. Desta vez em moldes diferentes, pois os contos não se esgotam apenas na leitura e na interatividade com os alunos durante a leitura, mas também nas ligações que cada conto tem com a realidade e na exploração de outros recursos que a Biblioteca Escolar oferece à sua comunidade. Assim, a partir da leitura dos contos “Elmer e o Avô Aldo” e “Todos no sofá” os alunos partiram à descoberta da localização geográfica dos animais  no globo terrestre e no planisfério e puderam verificar que tal como os seres humanos provêm de sítios diferentes do planeta, o mesmo acontece com os animais. Em seguida os alunos foram à procura dos animais das histórias em livros, previamente selecionados pela Professora bibliotecária, existentes na biblioteca escolar. Após a descoberta da localização no planeta foi tempo de construir puzzles relativos ao meio ambiente de onde provinham os animais dos contos. Finalmente foi sugerido aos alunos a pintura das personagens principais das histórias contadas. Foi uma manhã diferente que serviu para fomentar o prazer de ler e provar que a leitura contribui para o desenvolvimento cognitivo das crianças, levando-as a explorar outros recursos e a adquirir mais conhecimentos acerca de diferentes temáticas. Um obrigada às educadoras que  participaram nas atividades propostas pela biblioteca, é sempre com muito gosto que fazemos estas parcerias com a prata da casa!

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Dia de São Valentim - 14 de Fevereiro


Cartões e mensagens de carinho escritas aos amigos.
le="whitespace:no-wrap;margin-top:10px;height:24px;width:460px">

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

BOOKMARK EXCHANGE PROJECT

Os professores e alunos envolveram-se numa partilha de cultura através da troca de marcadores de livros representativos de vários países. Participaram nesta atividade: 3.ºB professora Alexandra Pereira; 4.º/3.ºA  professora Marta Cirne;  2.º/3.ºA professora Vera Santos; 2.ºB professora Anabela e 4.ºB professora Silvia Alegria.

Marcadores que nós recebemos de outros países:






Marcadores recebidos de Póvoa do Varzim 
 Agrupamento de Escolas Cego de Maio - EB1/JI de Giesteira

 

 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

"O PLANETA DAS PALAVRAS" de Laurinda Ximenes e Nuno Vidoedo

Esta história «O PLANETA DAS PALAVRAS», foi criada pelos alunos do 4.ºC, Laurinda Ximenes e Nuno Vidoedo com o apoio do professor Rui. Esta história está encadernada e disponível na nossa biblioteca.




«O PLANETA DA PALAVRAS»

Autores:
 Laurinda Ximenes
 Nuno Vidoedo

Ed. Escola EB1/JI da Correeira
10 de dezembro de 2018

I
Certo dia, na época do outono, em que reinava o vento frio, a professora e os alunos da escola EB1/JI da Correeira organizaram uma incrível viagem de foguetão ao fantástico planeta das palavras.
Os alunos estavam entusiasmadíssimos, pois era a primeira vez que saiam do planeta Terra e iam conhecer um planeta distante.
Ao chegarem, para surpresa de todos, as letras eram como as pessoas: tinham um corpo com olhos, boca, braços e pernas.


Entretanto, repararam que as letras andavam muito desorientadas e preocupadas. Começaram a falar uns com os outros e perceberam que o motivo de tal azáfama era porque o "f" de futebol tinha desaparecido havia 5 dias e ninguém sabia dele.
Deste modo, os alunos reuniram todas as letras pela sua ordem e tentaram fazer uma bonita fila, bem organizada:
    - A, b, c, d. e, g...
    - Calma aí, falta a letra "f", por isso temos que deixar o seu lugar vazio! - disse  a professora, com ar de preocupação.
     - Pois falta! - responderam os alunos, em coro.
     Então, decidiram chamar o "p" de polícia para ajudar a procurar o "f".
    Durante longas horas percorreram uma imensidão de locais extraordinários com paisagens deslumbrantes.
            Para grande espanto de toda a gente, foram dar com o "f" sentado atrás de uma gigante árvore toda despida. Ele estava de olhos fechados, em silêncio, rodeado por uma enorme clareira, bem no centro daquela floresta paradisíaca.
    Então,foram ter com ele e perguntaram-lhe:
    - O que estás aqui a fazer?
    - Ando à procura da felicidade. - respondeu ele, com ar infeliz.
    O "f" explicou-lhes que apenas tinha encontrado folhas mortas espalhadas pelo chão, como animais moribundos e cheios de tristeza.

Passados imensos minutos o "p" de polícia aproximou-se do "f" e perguntou:
   - Então, o que se passa contigo?
   - Eu só queria encontrar a felicidade para a devolver a todas as letras do meu planeta.
    - As letras do teu planeta são infelizes? - perguntou o "p", arregalando os olhos de admiração.
    - Sim, porque passamos o dia inteiro na escola e trabalhamos demasiado - respondeu o "f".
     - E se fossemos até a uma bela esplanada à beira mar para lanchar e conversar tranquilamente.
       - Boa ideia! - exclamou o "f", com um enorme sorriso e um brilho especial no olhar.
          Reuniram o grupo todo e lá foram todos animados, em direção ao imenso mar de todas as palavras.

II
   As letras fizeram um debate sobre o tema da felicidade. Pensaram muito, muito e por fim descobriram o que era a felicidade.
O"f" disse:
     - A felicidade podia ser uma quarta-feira sem trabalhar?
     - Ok. Excelente ideia! - responderam as letras em coro.
  Deste modo, as letras concordaram em ter uma quarta-feira sem trabalhar. Só brincavam e conviviam com os amigos.
   A professora também concordou. Naquele dia as letras não eram para escrever. Podiam bailar tranquilamente dentro do alfabeto, sem qualquer preocupação além da amizade e da alegria.
   Afinal, a felicidade pode ser apenas uma coisa bem simples.


III
   A viagem ao Planeta das palavras terminou e a turma juntamente com a professora regressaram à  Escola  Eb2/JI da Correeira. Porém, a partir desse dia também decidiram que às quartas.feiras não iriam ter aulas. Era o dia de conviver e brincar com os amigos, um dia especial, o dia do amigo "f" de felicidade.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

FELIZ NATAL

A NOSSA ÁRVORE DE NATAL ALFABÉTICA

Cartões alusivos ao natal pintados pelos alunos 

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Concurso de Marcadores de Livros

"Porque amo a minha biblioteca escolar?”
 

Marcadores Vencedores
 

  

  


  




Entrega de prémios aos vencedores

Seguidores