Traduzir para outros idiomas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

"O PLANETA DAS PALAVRAS" de Laurinda Ximenes e Nuno Vidoedo

Esta história «O PLANETA DAS PALAVRAS», foi criada pelos alunos do 4.ºC, Laurinda Ximenes e Nuno Vidoedo com o apoio do professor Rui. Esta história está encadernada e disponível na nossa biblioteca.




«O PLANETA DA PALAVRAS»

Autores:
 Laurinda Ximenes
 Nuno Vidoedo

Ed. Escola EB1/JI da Correeira
10 de dezembro de 2018

I
Certo dia, na época do outono, em que reinava o vento frio, a professora e os alunos da escola EB1/JI da Correeira organizaram uma incrível viagem de foguetão ao fantástico planeta das palavras.
Os alunos estavam entusiasmadíssimos, pois era a primeira vez que saiam do planeta Terra e iam conhecer um planeta distante.
Ao chegarem, para surpresa de todos, as letras eram como as pessoas: tinham um corpo com olhos, boca, braços e pernas.


Entretanto, repararam que as letras andavam muito desorientadas e preocupadas. Começaram a falar uns com os outros e perceberam que o motivo de tal azáfama era porque o "f" de futebol tinha desaparecido havia 5 dias e ninguém sabia dele.
Deste modo, os alunos reuniram todas as letras pela sua ordem e tentaram fazer uma bonita fila, bem organizada:
    - A, b, c, d. e, g...
    - Calma aí, falta a letra "f", por isso temos que deixar o seu lugar vazio! - disse  a professora, com ar de preocupação.
     - Pois falta! - responderam os alunos, em coro.
     Então, decidiram chamar o "p" de polícia para ajudar a procurar o "f".
    Durante longas horas percorreram uma imensidão de locais extraordinários com paisagens deslumbrantes.
            Para grande espanto de toda a gente, foram dar com o "f" sentado atrás de uma gigante árvore toda despida. Ele estava de olhos fechados, em silêncio, rodeado por uma enorme clareira, bem no centro daquela floresta paradisíaca.
    Então,foram ter com ele e perguntaram-lhe:
    - O que estás aqui a fazer?
    - Ando à procura da felicidade. - respondeu ele, com ar infeliz.
    O "f" explicou-lhes que apenas tinha encontrado folhas mortas espalhadas pelo chão, como animais moribundos e cheios de tristeza.

Passados imensos minutos o "p" de polícia aproximou-se do "f" e perguntou:
   - Então, o que se passa contigo?
   - Eu só queria encontrar a felicidade para a devolver a todas as letras do meu planeta.
    - As letras do teu planeta são infelizes? - perguntou o "p", arregalando os olhos de admiração.
    - Sim, porque passamos o dia inteiro na escola e trabalhamos demasiado - respondeu o "f".
     - E se fossemos até a uma bela esplanada à beira mar para lanchar e conversar tranquilamente.
       - Boa ideia! - exclamou o "f", com um enorme sorriso e um brilho especial no olhar.
          Reuniram o grupo todo e lá foram todos animados, em direção ao imenso mar de todas as palavras.

II
   As letras fizeram um debate sobre o tema da felicidade. Pensaram muito, muito e por fim descobriram o que era a felicidade.
O"f" disse:
     - A felicidade podia ser uma quarta-feira sem trabalhar?
     - Ok. Excelente ideia! - responderam as letras em coro.
  Deste modo, as letras concordaram em ter uma quarta-feira sem trabalhar. Só brincavam e conviviam com os amigos.
   A professora também concordou. Naquele dia as letras não eram para escrever. Podiam bailar tranquilamente dentro do alfabeto, sem qualquer preocupação além da amizade e da alegria.
   Afinal, a felicidade pode ser apenas uma coisa bem simples.


III
   A viagem ao Planeta das palavras terminou e a turma juntamente com a professora regressaram à  Escola  Eb2/JI da Correeira. Porém, a partir desse dia também decidiram que às quartas.feiras não iriam ter aulas. Era o dia de conviver e brincar com os amigos, um dia especial, o dia do amigo "f" de felicidade.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

FELIZ NATAL

A NOSSA ÁRVORE DE NATAL ALFABÉTICA

Cartões alusivos ao natal pintados pelos alunos 

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Concurso de Marcadores de Livros

"Porque amo a minha biblioteca escolar?”
 

Marcadores Vencedores
 

  

  


  




Entrega de prémios aos vencedores

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


Concurso Nacional de Leitura 
13.ª edição

A 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 3 de outubro de 2018, data oficial de abertura, e o dia 25 de maio de 2019, dia da grande final, em Braga.
O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas:
Fase Escolar – engloba as provas nas escolas, fazendo intervir as Bibliotecas Escolares, com o apoio das Bibliotecas Públicas Municipais;
Fase Municipal – engloba as provas nos municípios, fazendo intervir as Bibliotecas Públicas Municipais, com o apoio das Bibliotecas Escolares;
Fase Intermunicipal – engloba as provas no território das Comunidades Intermunicipais (CIM) / Áreas Metropolitanas de Lisboa (AML) e do Porto (AMP), Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), fazendo intervir as Bibliotecas Públicas Municipais, com o apoio das Bibliotecas Escolares;
Fase Nacional – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito.

  Seleção dos alunos da nossa escola na fase escolar
Júri: Professora Sandra Marques

Vencedoras que passaram à fase municipal.
                                               Kiara Pires, 4.ºB               Matilde Campos, 4.ºC

Seguidores