Traduzir para outros idiomas

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Dia Mundial do Livro - 23 de Abril

A 23 de Abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

Para dinamizar este dia especial realizamos uma atividade muito apelativa aos alunos 
CHUVA DE LIVROS MISTÉRIO.

Depois de descobrirem o livro mistério escolhem um dos símbolos da caixa amarela e terão acesso a um prémio surpresa, desde...


- Balões
- Lápis
- Ovo de chocolate
- Chupa-chupa
- Borracha Smile
- Lápis de cor
- Revista Amiguinho...



VENCEDORES DA CHUVA DE LIVROS MISTÉRIO:

DAVID LOIA MARIANO, 4.ºB

"Gui e a Descoberta da Magia do Faz-de-conta"
Resultado de imagem para conjunto lapis de cor com afia

"Harry Potter e a Pedra Filosofal"

"Tea Sisters em Perigo"
Resultado de imagem para ovo de chocolate
"Tuitta e a Febre Maldita"
Resultado de imagem para chupa chups

KAUÃ ALVES DA LUZ, 4.ºA

"Estranhões e Bizarrocos"
Resultado de imagem para revista amiguinho oferta

"O Mercador de coisa nenhuma"
Resultado de imagem para ovo de chocolate

GONÇALO JOSÉ DE LIMA RAMOS, 4.ºB

"Os cinco voltam à ilha"
Imagem relacionada

"Missão Impossível"
Resultado de imagem para revista amiguinho oferta

GUSTAVO MOREIRA, 4.ºC

"Anita no país dos contos"
Resultado de imagem para lapis de carvão bonito

"Tristão e Isolda"
Imagem relacionada
CAROLINA DIANA BILETSKA, 4.ºA

"À beira do lago dos encantos"
Resultado de imagem para conjunto lapis de cor com afia

"Olá Brasil!"
Resultado de imagem para ovo de chocolate

"O Menino que não gostava de ler!"
Resultado de imagem para chupa chups

MARTA MENDINHOS, 4.ºA

"Três histórias do futuro"

"Ninguém e o pássaro azul"

NYKYTA KYRYENKO, 4.ºB

"Todos os rapazes são gatos"
Resultado de imagem para ovo de chocolate

DANIEL GONÇALVES, 4.ºD

"Henrique o Terrível, engana a Fada dos Dentes"

Imagem relacionada
CAROLINA FERNANDES LOPES, 4.ºC

"O Rapaz de Bronze"
Resultado de imagem para lapis de carvão bonito

LUNA MOREIRA, 4.ºB

"Dentes de Rato"

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Visita do KRAZY WORLD à biblioteca

Bióloga Ana Marta
Pele de serpente.

Aqui puderam ver penas, aranhas, ovos... 

carapaça de tartaruga

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Comemorações do Dia Mundial do Livro | 23 de Abril - Biblioteca Municipal Lídia Jorge

Comemorações do Dia Mundial do Livro | 23 de Abril
Sala polivalente da Biblioteca Municipal Lídia Jorge
Resultado de imagem para logotipo biblioteca municipal lidia jorge
A Biblioteca Municipal Lídia Jorge organiza algumas atividades para diferentes públicos, por forma a assinalar o Dia Mundial do Livro, celebrado a 23 de abril. Este ano foi convidada a mediadora de leitura Cristina Taquelim, que irá dinamizar estas comemorações com várias iniciativas a pensar em vários públicos:
CRISTINA TAQUELIM
Dia 20 de Abril | 16h00 às 19h00
Formação “Contar de livros na mão”
Público-alvo: educadores, professores, mediadores culturais.
Oficina de mediação de leitura.
Partindo da manipulação de livros e textos, pretende-se falar sobre as questões associadas ao desenvolvimento leitor e como o mediador de leitura pode apoiar esse processo. Pretende-se pensar sobre o lugar da palavra da oralidade e da literatura neste processo
N.º máx de participantes: 25 Sujeito a inscrição para o email: mcolaco.1571@cm-albufeira.pt, até 19 de abril.

21h00 | “Histórias que não lembram ao diabo!” contos para adultos
Há histórias assim ... 
Histórias que desarrumam o peito  e desassossegam as emoções, 
Há histórias douradoras. E outras tão breves que acabam mesmo antes de começar.
Histórias inquietas, que nos deixam de sobreaviso para o que a vida nos oferece sem avisar. Há histórias que tinham tudo para dar certo. Outras nem por isso. Há histórias onde se vê logo como a história termina. Há histórias... que não lembra ao diabo! Dia 21 de Abril | 15h00 “Contos de Boca em Orelha” Contos para pais e filhos.
Aqui se conta para pequenos que querem ser grandes, e grandes que querem ser pequenos. Porque nascem na boca de quem conta e crescem nas orelhas de quem escuta, os contos não tem idade e pedem para ser contados.

sexta-feira, 23 de março de 2018

PÁSCOA

Atividade temática inserida no âmbito da semana da leitura. 
Os alunos ouviram a história de António Mota, da sua obra "Abada de Histórias" com o subtítulo "Amêndoas de Páscoa" e ilustraram-na. 
Exposição das ilustrações feitas pelo 4.ºA/4.ºC, das professoras Graça Pinheiro/ Ana Benvindo.


"Abada de Histórias - Amêndoas de Páscoa"

Acordava no Domingo de Páscoa muito cedo.

Vestia a melhor roupa que tinha e corria para a igreja. Daí a nada, subia à torre da igreja para ver os badalos dos sinos a bater. E era tão bom acordar de vez com aquele som muito forte e estremecer no peito!
Quando os sinos calavam o repenicar, era a vez dos foguetes acordarem as nuvens. Quando acabavam os foguetes, os galos da aldeia começavam as cantorias, bastante zangados.
Logo a seguir, começava a Visita Pascal.
Eu ia na frente a tocar a sineta. Atrás de mim vinha o senhor Prior, depois o tio Paulino, que carregava a Cruz, o Guilhermino, com a pasta, e o sacristão, segurando a caldeirinha cheia de água benta.
Entrávamos em todas as casas, que nos esperavam com um tapeta de camélias e alecrim à porta.
-Aleluia, aleluia! Boas festas, aleluia, aleluia! - dizíamos em coro.
À volta da sala estava a família. E o tio Paulino dava-lhes a cruz a beijar, engalanada com fitas coloridas.
Em cima da mesa, sobre a toalha de linho branco, havia amêndoas, camélias vermelhas e bolos.
Em cada casa eu só pegava em duas amêndoas. E rilhava-as num instantinho.
Depois ficava farto de tanta dfoçura.
Mas continuava a pegar em duas amêndoas!...
Quando terminava a Visita Pascal eu, cansado e com os pés doridos, entrava em casa. E guardava as amêndoas num cestinho.
Por isso, um mês depois, os meus colegas da escola ainda disputavam a vez para me levarem e trazerem a mala dos livros e o saco da merenda.
É que eu era o único que ainda tinha amêndoas!


Alguns alunos partilharam connosco...


 Como é o meu dia de Páscoa:

"A minha Páscoa normalmente começa às 8:30 da manhã, quando eu acordo. Depois tomo o pequeno almoço e vou tomar banho, depois a minha mãe ajuda-me a escolher a minha roupa  e dá-me um papel com a primeira pista para a caça ao tesouro da família. Depois vamos almoçar num restaurante com a minha família e a seguir vamos para casa dos meus avós e os netos mais novos vão para a caça ao tesouro (Afonso - 13 anos; eu - 10 anos e Francisco - 5 anos, até porque temos uma prima mais nova, irmã do mais novo, que tem três meses e não pode participar).
As pistas vêm com ovos pequenos e a final vem com um ovo gigante. A seguir vou jantar com o meu pai (porque os meus pais estão separados) e depois ele leva-me a casa dos meus avós e as crianças e adultos partilham e comem os seus chocolates."

FELIZ PÁSCOA!

Ana Sofia Nunes 
4.ºC

"A minha Páscoa é procurar ovos, porque os meus pais escondem-os e põem pistas para eu descobrir, mas por fim há sempre um ovo grande. Eu fico muito feliz!! 
Depois fazem um jantar especial, com muita variedade, e eu fico sempre muito cheio. 
A seguir vou dormir com a minha gata chamada Lua.

BOA PÁSCOA!

Gustavo Moreira
4.ºC

Seguidores