Autores: Corinne Machon / Alain Matte
Mostrar mensagens com a etiqueta Hora do Conto. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Hora do Conto. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Luisinho e as andorinhas este menino que se chamou Beethoven

Esta história leva-nos para o campo da imaginação e do sonho por vezes. É a história de um menino que, através da natureza, descobriu que a partir daí poderiam surgir muitas e novas coisas, como a música. Este menino, que se chamou Beethoven, e que na altura tocava flauta, transfigurou os fios telégrafos ou telefónicos em pautas musicais, sendo que as andorinhas seriam as notas musicais. Um menino que, mesmo depois de ficar sem audição, conseguiu manter a capacidade de sentir a música e sonhar com ela. Deparamo-nos com um menino capaz de recriar e metamorfosear a realidade com o poder da imaginação. Não é demais acrescentar que, ao longo de cada folhear de páginas, encontramos total concordância das ilustrações com o texto verbal. À medida que vão surgindo novos elementos na história, as ilustrações acompanham-na devidamente. Através da escrita de Papiniano está aqui presente uma referência a um grande músico (Beethoven) pelo corpo de uma criança.
Os alunos do 3.ºC adoraram a história! Por fim ouvimos algumas composições do músico.
Os alunos do 3.ºC adoraram a história! Por fim ouvimos algumas composições do músico.
Etiquetas:
Hora do Conto
terça-feira, 25 de maio de 2010
João e o Feijoeiro Mágico

Partículas Elementares, Teatro de Marionetas apresenta "João e o Pé de Feijão".
Ilustração da história:
Etiquetas:
Hora do Conto
sexta-feira, 23 de abril de 2010
COMEMORAÇÃO DO 25 ABRIL
Foram expostos diversos livros existentes na biblioteca sobre o 25 de Abril. Leitura do livro infantil sobre o tema: “A Revolução das Letras – O 25 de Abril explicado às crianças” de Vergílio Alberto Vieira. Esta história foi contada de forma muito dinâmica e que despertou muito a curiosidade das crianças que a ouviram. Antecipadamente preparou-se uma maleta, onde se guardaram objectos, fotos e letras de músicas que marcaram essa época da nossa história. Pouco a pouco e ao longo da história, iam-se retirando os objectos da maleta e todos aguardavam inquietamente a retirada de novos objectos. Foram colocadas diversas questões pelas crianças que tentamos esclarecer-lhes o melhor possível. No final ouviram e aprenderam a música de Ermelinda Duarte “Somos livres” Construíram um cartaz sobre o tema que foi colocado num lugar de destaque na biblioteca.
Somos Livres
Ermelinda Duarte
Composição : Ermelinda Duarte
Ontem apenas
Fomos a voz sufocada
Dum povo a dizer não quero;
Fomos os bobos-do-rei
Mastigando desespero.
Ontem apenas
Fomos o povo a chorar
Na sarjeta dos que, à força,
Ultrajaram e venderam
Esta terra, hoje nossa.
Uma gaivota voava, voava,
Asas de vento,
Coração de mar.
Como ela, somos livres,
Somos livres de voar.
Uma papoila crescia, crescia,
Grito vermelho
Num campo qualquer.
Como ela somos livres,
Somos livres de crescer.
Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
Não vou combater".
Como ela, somos livres,
Somos livres de dizer.
Somos um povo que cerra fileiras,
Parte à conquista
Do pão e da paz.
Ermelinda Duarte
Composição : Ermelinda Duarte
Ontem apenas
Fomos a voz sufocada
Dum povo a dizer não quero;
Fomos os bobos-do-rei
Mastigando desespero.
Ontem apenas
Fomos o povo a chorar
Na sarjeta dos que, à força,
Ultrajaram e venderam
Esta terra, hoje nossa.
Uma gaivota voava, voava,
Asas de vento,
Coração de mar.
Como ela, somos livres,
Somos livres de voar.
Uma papoila crescia, crescia,
Grito vermelho
Num campo qualquer.
Como ela somos livres,
Somos livres de crescer.
Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
Não vou combater".
Como ela, somos livres,
Somos livres de dizer.
Somos um povo que cerra fileiras,
Parte à conquista
Do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
Não voltaremos atrás.
Não voltaremos atrás.
Etiquetas:
25 de Abril,
Efemérides,
Exposição,
Hora do Conto
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
“NINGÉM DÁ PRENDAS AO PAI NATAL”

“NINGÉM DÁ PRENDAS AO PAI NATAL” de Ana Saldanha foi a história escolhida tendo em conta esta quadra natalícia e no final alguns alunos fizeram uma pequena dramatização desta história em que demonstraram alegria e entusiasmo com as personagens que representaram.
Etiquetas:
Dramatização,
Hora do Conto,
Natal
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Exposição de Livros e folhetos - Doenças e Saúde (Gripe A)
As actividades desenvolvidas na Biblioteca com as crianças foram, desde as regras básicas da Biblioteca, ao âmbito da prevenção da Gripe A.
Esteve patente uma exposição alusiva ao tema assim como a elaboração de um jogo da memória para que as crianças adquirissem fácilmente e de forma lúdica os conhecimentos básicos de prevenção à Gripe A. Foi apresentado na Biblioteca o Livro Digital sobre o tema “O Nuno escapa à Gripe A”.
Etiquetas:
Exposição,
Hora do Conto,
Livro,
PNL,
Segurança na Escola
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Dia da Criança

Leitura do livro “Uma aventura na terra dos direitos” de Paula Guimarães. Ilustração da história, recorte em forma de meninos e meninas e colagem de frases dos direitos das crianças e do símbolo a representar cada um dos seus direitos inscritos.
Etiquetas:
Dia da Criança,
Efemérides,
Hora do Conto
sexta-feira, 15 de maio de 2009
HISTÓRIA DA CAROCHINHA E DO JOÃO RATÃO


Leitura da história de Luísa Ducla Soares “A Carochinha e o João Ratão”.
Pintaram imagens e máscaras referentes às personagens da história.
Dramatização da história, com as máscaras depois de pintadas e cortadas.
Pintaram imagens e máscaras referentes às personagens da história.
Dramatização da história, com as máscaras depois de pintadas e cortadas.
Etiquetas:
Dramatização,
Hora do Conto
segunda-feira, 30 de março de 2009
A Maior Flor do Mundo | José Saramago
HISTÓRIA: A MAIOR FLOR DO MUNDO

Para marcar o início da Primavera contou-se a história “A maior flor do mundo” de José Saramago que requereu uma prévia preparação antes de ser contada, foi necessário explicar às crianças de uma forma simples algumas palavras utilizadas pelo autor, que se caracteriza por um vocabulário muito rico. Deste modo, para que a história fosse compreendida pelas crianças foi necessária a adaptação de alguns sinónimos na leitura da história.
Numa segunda fase desta actividade procedeu-se à reflexão com as crianças sobre a natureza e tudo o que nos rodeia, onde foram partilhadas ideias, opiniões e pensamentos em grupo.
Na continuação desta actividade apresentou-se uma curta-metragem de 10 minutos, no âmbito da história do livro "A maior flor do mundo", de José Saramago, contada na fase inicial da actividade. Esta curta-metragem foi produzida pela Continental Producciones em 2006 pelo galego Juan Pablo Etcheverry com recurso a uma técnica criativa, a plasticina, e em que o narrador é o próprio José Saramago.
As crianças ilustraram e recontaram a história por escrito com o seu cunho pessoal.
Esta actividade foi muito enriquecedora para as crianças, isto porque se criou um certo dinamismo ao se abordar a história não só pelo modo tradicional de leitura, como pela visualização da curta-metragem, num espaço aberto, onde puderam interagir, colaborar e expor livremente as suas ideias e questões, o que captou a sua atenção e interesse.
Numa segunda fase desta actividade procedeu-se à reflexão com as crianças sobre a natureza e tudo o que nos rodeia, onde foram partilhadas ideias, opiniões e pensamentos em grupo.
Na continuação desta actividade apresentou-se uma curta-metragem de 10 minutos, no âmbito da história do livro "A maior flor do mundo", de José Saramago, contada na fase inicial da actividade. Esta curta-metragem foi produzida pela Continental Producciones em 2006 pelo galego Juan Pablo Etcheverry com recurso a uma técnica criativa, a plasticina, e em que o narrador é o próprio José Saramago.
As crianças ilustraram e recontaram a história por escrito com o seu cunho pessoal.
Esta actividade foi muito enriquecedora para as crianças, isto porque se criou um certo dinamismo ao se abordar a história não só pelo modo tradicional de leitura, como pela visualização da curta-metragem, num espaço aberto, onde puderam interagir, colaborar e expor livremente as suas ideias e questões, o que captou a sua atenção e interesse.
Etiquetas:
Curta-Metragem,
Hora do Conto
Subscrever:
Mensagens (Atom)












