Traduzir para outros idiomas

terça-feira, 24 de junho de 2014

Conta-me uma história - "Histórias Tradicionais da Ucrânia"

A mãe da Jessica veio à nossa escola (Jardim de Infância - sala 2 / Educ. Isabel Reis), contar uma história em ucraniano - Histórias Tradicionais da Ucrânia.

 Agradecemos à mãe da Jessica pela partilha dos costumes e tradições através dos contos.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Conta-me uma História "Um Lobo Culto"


 Mais uma vez esteve cá um dos pais, a mãe do Rúben (Jardim de Infância - sala 2 / Educ. Isabel Reis), que veio contar a história "Um Lobo Culto "
de Becky Bloom; Ilustração: Pascal Biet
 

Agradecemos à mãe do Rúben pela disponíbilidade e boa vontade!


Um Lobo Culto - BECKY BLOOM

Contudo, ser aceite num círculo tão exclusivo não é coisa fácil. Os animais da quinta impõem-lhe um desafio atrás de outro e o lobo esquece a fome, enquanto anda da escola para a biblioteca e desta para a livraria. Pascal Biet criou quatro personagens encantadoras e um nostálgico cenário campestre, com muitos pormenores que as crianças e os adultos podem observar enquanto lêem a história.

            

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Semana Cultural: "Bibliopaper - Caça ao Livro"

Entre a azáfama do final de ano, os alunos do 3.º e 4.º ano participaram nesta atividade cheios de empenho e entusiasmo.


"A Caça ao Livro" foi um jogo que proporcionou aos alunos uma série de atividades relacionadas com livros:


Posto 1 - Realização de puzzles (Imagens de escritores portugueses).


Posto 2 - Consulta de dicionários (descobrir significado de diversas palavras relacionadas com a biblioteca (ex.: escritor; livro; imaginação...).


Posto 3 - Descobrir através de um pequeno excerto de um livro, a que título pertence (Livros de António Mota).


Posto 4 - Através de algumas pistas, descobrir quem são os autores.


Posto 5 - Por meio de indicações e algumas pistas, descobrir a personagem principal de coleções que se encontram nas estantes da biblioteca, assim como completar títulos dessas coleções, inserindo algumas letras em falta.

 
EQUIPAS VENCEDORAS:


Todos os vencedores receberam um livro de banda desenhada "Comix" da Disney e um certificado de Equipa Vencedora.


BOAS LEITURAS!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Semana Cultural: Histórias de Fantoches

Para finalizar o ano letivo, nada mais nada menos que uma semana de atividades divertidas para toda a escola e jardim de infância, e a biblioteca foi um dos locais onde não faltou animação e diversão para a despedida do ano que terminou. Entre Histórias de Fantoches criadas e contadas pelos finalistas (alunos do 4.º ano) aos mais pequenos, e o Bibliopaper - Caça ao Livro para os mais crescidos, a alegria aliada à cultura aqui reinou.

Histórias de Fantoches
"A Amizade é uma Festa!"

Texto da autoria das alunas Sofia Alves e Patrícia Seong do 4.ºC
Participação: Luena Lopes, Rodrigo Grilo e Beatriz Pereira

Público Pré-Escolar e 1.º ciclo (1.º e 2.º ano)


                                                             
   "Amor Impossível" 

Texto e participação:
Mara Tomáz, Anastácia Khomyn, Cora Macdonald, Bárbara Ferreira, Vasco Martins Lea Martins e Vera Charrua do 4.º A. 


Público Pré-Escolar e 1.º ciclo (1.º e 2.º ano)
 


Os alunos que participaram no teatro de fantoches, tiveram direito a um certificado de participação, lápis de cor, balão e chupa-chupas cerejas.




domingo, 1 de junho de 2014

Livro Mistério de Junho

 
Vamos lá ler!

Descobre o livro a que pertence este excerto:

«Eu tenho 7 anos e gostava de escrever livros. O papá tem muitos livros!
-Chama-se Fernando. Quando chegaste, olhei para ti e pensei se não serias um futuro colega! Sabes que os poetas também já foram miúdos?»

Autor: José Viale Moutinho

Nasceu no Funchal, em 1945. Jornalista e escritor, tem várias obras editadas, algumas delas traduzidas nas mais diversas línguas, como o russo, búlgaro, castelhano, alemão, italiano, catalão, asturiano e galego. Estreou-se em 1968 com a novela Natureza Morta Iluminada. Foi director da Associação Portuguesa de Escritores, da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, do Círculo de Cultura Teatral e presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto. É sócio do Pen Clube Português, da Academia de Letras de Campos de Jordão (Brasil) e membro honorário da Real Academia Galega. Autor de cerca de meia centena de livros para crianças, bem como de trabalhos nas áreas de investigação de Literatura Popular, da Guerra Civil de Espanha e da deportação espanhola nos campos de concentração nazis, bem como de estudos sobre Camilo e Trindade Coelho. Ficcionista e poeta, recebeu, entre outros: Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco/ APE, Prémio Edmundo de Bettencourt de Conto e de Poesia, Prémios de Reportagem Kopke, Norberto Lopes/Casa da Imprensa de Lisboa e El Adelanto (Salamanca); Pedrón de Honra (Santiago de Compostela). Traduções em castelhano, galego, catalão, italiano, alemão, russo, esloveno, búlgaro, asturiano, entre outros idiomas.

Seguidores