Traduzir para outros idiomas

domingo, 30 de março de 2014

Projeto «Conta-me uma História - 2»

Neste projeto «Conta-me uma História - 2», a animadora Ana Lucia Martins no decorrer  do ano letivo contou histórias a todas as crianças desta escola. Aqui ficam alguns registos desses momentos.


 História contada por Ana Lucia, "O Tubarão na Banheira" de David Machado ao 2.º C, alunos da professora Raquel Alagoinha.

21 Novembro - 2.º C / Professora Raquel Alagoinha
O Tubarão na Banheira de David Machado

 Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada - Grau de Dificuldade III.

David Machado juntou-se ao ilustrador Paulo Galindro no seu novo livro infantil. Uma dupla de jovens criadores que nas palavras de Carla Maia de Almeida, jornalista da revista LER, «ainda dará muito que falar». Com um ilustrador diferente em cada novo livro, David Machado apresenta um estilo ecléctico, diversificado e original. De história em história, a imaginação vai mais além e agora é tão inusitada que imagine-se, um dos protagonistas é um tubarão que entra dentro de casa e dorme numa banheira. Mas este tubarão mais ou menos bem comportado também anda de carro e vai à escola. Parece mentira? Só para quem não acredita no poder dos pensamentos. O Tubarão na Banheira é um livro de grande encanto, ao qual não faltou inspiração literária e criativa.

 Recorda a história contada pelo próprio escritor:


 


No dia 05 de Dezembro de 2013 foi a vez do 3.º B, da professora Paula Santos. A história contada pela Ana Lucia, do livro de António Torrado "Dezembro à Porta" intitulado - "O Peru que correu a cidade metido dentro de um cesto"

5 Dezembro - 3.º B / Professora Paula Santos

"Dezembro à Porta" de Antóno Torrado
Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura3º, 4º, 5º e 6º Anos de EscolaridadeApoio a Projetos Relacionados com o Natal. Novo volume da Biblioteca António Torrado, desta feita expressamente dedicado ao Natal. Inclui oito pequenos contos em torno de temas natalícios, com o habitual toque de simplicidade e jovialidade que caracterizam o Autor e que fazem dele um dos escritores portugueses da actualidade mais aclamados entre o público juvenil.Dos oito contos desta colectânea, apenas dois haviam já sido publicados em livro. Os restantes provêm do site www.históriadodia.pt, que em 2004 bateu todos os recordes de visitantes em Portugal. 

http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/outros_materiais/000226_dap.jpg

 No dia 12 de Dezembro de 2013 foi a vez do 3.º A, da professora Bernardete Couto. A história contada pela Ana Lucia do livro de Ana Saldanha  - "Ninguém dá prendas ao Pai Natal"
12 Dezembro - 3.º A / Professora Bernardete Couto


Ninguém dá Prendas ao Pai Natal de ANA SALDANHA
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

Por momentos, o Pai Natal só conseguia ver papéis de embrulho amarfanhados e laços coloridos que muitos pés, grandes e pequenos, calcavam sem reparar.
Estava na sua casa no Pólo Norte e seguia pela televisão a cerimónia do desembrulhar das prendas em todas as casas do mundo.
- Que pena que isto dá! - desabafou, enquanto uma lagriminha lhe deslizava pela face vermelhusca e se lhe ia dependurar da barba comprida.
- Ai que infeliz que eu sou!
Ninguém dá prendas ao Pai Natal!...


No dia 09 de Janeiro de 2014 foi a vez do 1.º A, da professora Maria José. A história contada pela Ana Lucia do livro de António Mota  intitulado - "Maria Pandorca"

9 Janeiro - 1.º A / Professora Maria José Martinho

 

Maria Pandorca -  ANTÓNIO MOTA

Maria Pandorca é uma menina que, apesar de todas as adversidades da vida, consegue vencer... Este livro inspira-se nos anos 20 e mergulha numa atmosfera exótica e romântica, muito peculiar desta época: o baile, a decoração de interiores, as diferenças sociais que nos são reveladas através do vestuário e outros pormenores.  


A história contada pela Ana Lucia do livro de António Mota  intitulado - "Pedro Malasartes"


23 Janeiro - 4.º A / Professora Graça Pinheiro
 
30 Janeiro - 3.ºC / Professor Carlos Monteiro

Pedro Malasartes - ANTÓNIO MOTA


Era uma vez um menino chamado Pedro Malasartes que passava o dia a fazer asneiras. Qualquer recado que a mãe o mandasse fazer, vinha sempre um disparate a caminho. Então não é que um dia a mãe arranjou um pano comprido de linho e disse ao filho: " Este pano vai servir para taparmos os nossos buraquinhos", e Pedro Malasartes na ausência dela, resolveu cortar o pano em tirinhas e meteu-as nos buracos da casa. No dia seguinte, a mãe disse ao Pedro para ir à feira comprar um porco. E como é que ele fez para o trazer par casa?




A história contada pela Ana Lucia do livro de Michael Grejniec  intitulado - "A que sabe a Lua?"

06 Março - Pré s.2 / Educadora Isabel Reis









20 Março - Pré s.4 / Educadora Susana Resende
A que Sabe a Lua? - Michael Grejniec  

A que Sabe a Lua?
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Há já muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a Lua. Seria doce ou salgada?
Só queriam provar um pedacito. À noite, olhavam ansiosos para o céu. Esticavam-se e estendiam os pescoços, as pernas e os braços, tentando alcançá-la...

Quem não sonhou alguma vez em dar uma trincadela na Lua? Foi precisamente este o desejo dos animais desta história. Só queriam provar um pedacinho mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Então, a tartaruga teve uma ideia genial: "Talvez entre todos consigamos alcançá-la".


 No dia 13 de Março de 2014, foi a vez da sala 4, da educadora Rosa. A história contada pela Ana Lucia do livro de Olalla González e Federico Fernández  intitulado - "Chibos Sabichões"

13 Março - Pré s.3 / Educadora Rosa

Chibos Sabichões  

OLALLA GONZÁLEZ E FEDERICO FERNANDEZ 

 Era uma vez três chibos que viviam no cimo de uma montanha: um chibinho sabichão pequeno, um chibo sabichão médio e um chibão sabichão grande. Um dia viram uma erva muito verde que crescia do outro lado do rio. Mas para lá chegar tinham que atravessar uma ponte debaixo da qual vivia um ogre terrível, que não deixava ninguém passar. Então, o chivo pequeno, o chivo médio e o chivo grande tiveram que engendrar a forma de enganar o monstro. Uma história que nos mostra que a inteligência e o engenho conseguem mais do que a força física…  

quinta-feira, 27 de março de 2014

Conta-me uma História - "A Quinta do Senhor Francisco"

 Desta vez a visita foi da mãe de um aluno da sala 1 do 1.º ciclo (2.º C - Professora Raquel Alagoinha), que nos veio contar a história: "A Quinta do Senhor Francisco".
 Agradecemos à mãe do Martim por este momento de partilha.

 
A Quinta do senhor Francisco-DELPHINE LACHARRON, ISABELLA CAMINO 

A Quinta do Senhor Francisco fica junto de um rio, numa bonita paisagem campestre. Nela vivem alegres muitos animais que aS criançaS conhecerão ao virar de cada página ricamente ilustrada. 

quarta-feira, 19 de março de 2014

Dia do Pai



Elaboração de um pequeno cartão, com uma mensagem especial para o PAI


Para o Pai do Alexandre.


Para o Pai do Jaime.
Para o Pai da Ana Sofia.



Para o Pai da Mara.

Para o Pai do Danilo.

terça-feira, 18 de março de 2014

Semana da Leitura: Ler por tudo e por nada.

 

Encontro com a escritora Josefa Lima, 18/03/2014.
JOSEFA LIMA
Alunos do 2.º B e 2.º C


Josefa Lima, surpreendeu os alunos entre palavras poesia e representação.



  


Obras da escritora Josefa Lima que podes encontrar na nossa biblioteca:













 
Dia Mundial da Poesia

Poeta Nelson Moniz e seus alunos, 20 e 21 de Março.

NELSON MONIZ
          
O poeta Nelson Moniz, exercendo funções como professor na nossa escola veio à biblioteca com os seus alunos, incentivar outras turmas o gosto e a paixão pela poesia. 

Alunos do 2.ºB
Retratado pelos seus alunos em pequenos poemas, que representam o excelente trabalho que desempenha em nome do ensino e da paixão pela poesia.



Alunos do 3.ºC
Alunos do 2.ºA



 


Obras do poeta e professor Nelson Moniz que podes encontrar na nossa biblioteca:



Encontro com a escritora Sandrine Sousa, 21/03/2014.

SANDRINE SOUSA

 Apresentação do livro: "UM ARCO-ÍRIS NO  HOSPITAL"

 
Sara, Rosinha e Carlitos
 Um Arco-Íris no Hospital é uma obra de literatura infantil cuja personagem principal é uma menina que sofre de leucemia e que se encontra num hospital. É uma história de amizade que tem como pano de fundo o duro retrato da vida, embora não explícito no livro. A Rosinha é uma menina que mostra que, mesmo no maior sofrimento que a vida pode impingir, consegue abrir o seu coração e fazer outros meninos felizes. Uma história para as crianças, para os pais e para os profissionais de saúde, que acompanham o dia-à-dia de milhares de crianças internadas.
Pela mensagem que pretende transmitir, foi criado um blog sobre o livro e sobre a personagem principal, onde qualquer criança pode participar e interagir com a "Rosinha".



3.º B
3.º A


Sinopse:

Parei de rir e senti, de repente, que estava noutro mundo. Como se a minha dor de barriga nunca tivesse existido; como se estivessemos os dois em cima de uma nuvem, num mundo cheio de brilho e de cor, num mundo onde todas as crianças são felizes e acreditam na pura magia de um arco-íris. Aquela menina de pantufas cor de limão acabava de conquistar o meu coração."

Neste mundo, todos os meninos são especiais e a Rosinha não foge à regra. Esta menina, com o seu lenço roxo enfiado na cabeça, de pijama com bolinhas de sabão e pantufas cor de limão irá conquistar o teu coração. Junta-te a ela e vem descobrir que a amizade pode estar escondida onde menos se espera.

 Obras da escritora Sandrine Sousa que podes encontrar na nossa biblioteca:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5LJSnqIeYShZXkQNtPOjptTTlYgKRjt46XKUe5cc8q1YL_QdFny4U0GjYPLQTmwTjr8Z6Gk6tn9oKs4pudb2sSA3fY0SMHTm4-sdks310N0hiOM-yS4qwIMe60lx0QAoFo0MpAyL75X7j/s1600/9344_679084982107572_2097176273_n.jpg 

Agradecemos à escritora Sandrine Sousa, por ter enriquecido ainda mais a nossa biblioteca com esta bonita obra literária.


Encontro com Professor Ruivinho Brasão e 
"Moças Nagragadas"
Grupo de Cantares Populares Tradicionais
O Rosto da Gente e da Região do Algarve  
27/03/2014
 
Professor Ruivinho Brasão e "Moças Nagragadas"
Moças Nagragadas E.B.1/J.I. da Correeira

 


Um agradecimento às "Moças Nagragadas" pela simpatia e saberes de outros tempos.

Obras de "Moças Nagragadas" que podes encontrar na nossa biblioteca:









 











Ateliê de  Sombras Chinesas, 11.º E,  02/04/2014

Alunas do secundário, 11.º E,  vieram à nossa escola ensinar os alunos do 4.º A,  o que são e como se fazem as sombras chinesas.

As sombras chinesas são antiquíssimas e, ao mesmo tempo, atuais.

O que são?
São figuras feitas em cartão onde a personagem tem de ser “clara”, com os contornos bem definidos e recortados para se perceber o que é (animal, pessoa ou mesmo cenário). Se a figura não for cenário e tiver movimento, é presa ao meio com um pau ou arame.
Depois, todas as figuras são encostadas a um pano grande branco com um foco de luz a incidir contra as figuras por detrás do pano.

Existem vários tipos de sombras chinesas: as estáticas (cenário), as que se movimentam num todo (as tais que se seguram por um pau/arame ao meio) e as que são articuladas (mexem cabeça, braços, pernas e/ou acessórios que as adornam).

 Mas também é possível criar sombras chinesas para as quais não é necessário papel ou cartão – basta usar a imaginação e recriar as personagens usando as nossas mãos.

Ou o nosso corpo todo!

Seguidores