Traduzir para outros idiomas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dia de ÁFRICA - 25 de Maio



A África, o berço da humanidade, é o continente com maior número de países (53).

Na África localiza-se a maior área desértica do planeta, que inclui quatro dos nove maiores desertos do mundo habitado (excluindo, portanto a Antárctida). Deles, o Saara, não só é o maior, como corresponde a mais de 40% de toda a área desértica.

Também na África se situa o rio mais extenso do mundo, o carismático Nilo, núcleo de uma das grandes civilizações da antiguidade, a egípcia.

À África pertence ainda uma das maiores ilhas do mundo, Madagáscar, onde sobrevivem (mal) espécies animais e vegetais únicas no mundo. Fortemente ameaçadas pelo Homem, muitas caminham para uma inexorável extinção.

Aliás, por todo o continente, muitas ameaças se perfilam! Os desertos avançam, as florestas reduzem-se, doenças devastam populações, a fome alastra e os Homens matam-se uns aos outros! A Mãe África está doente! Vamos deixá-la morrer?




Danças Africanas







Continente Africano: Países




Bandeiras de África



Bandeiras de África pintadas pelas crianças



Postais ilustrados pelos alunos alusivos ao tema de África




Animais de África


quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia do Autor Português



O Dia do Autor Português comemora-se a 22 de Maio desde 1982.
A nossa cultura e as nossas vidas tem sido enriquecida com as criações de grandes Autores tais como Alice Vieira, Da Weaseal, Raul Solnado, Luís Represas Siza Vieira, António Mota, José Saramago...poetas, músicos, escritores, pintores... São das mais diversas áreas e merecem a nossa homenagem e reconhecimento

Visita o site Sociedade Portuguesa de Autores

http://www.spautores.pt/



À Descoberta de livros de grandes Autores Portugueses na nossa Biblioteca:

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A Surpresa de Handa


A Handa mete no cesto sete frutas deliciosas para fazer uma surpresa à sua amiga Akeyo. Mas no caminho a Handa passa por muitos animais, e as frutas têm um ar muito convidativo…
Quando chega junto da amiga e poisa o cesto, quem tem uma grande surpresa é a Handa!


Livro recomendado no programa de Língua Portuguesa do 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade II.


Como podemos observar, os alunos responderam às questões sobre a história através de maravilhosas ilustrações.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mãe e criança, Gustav Klimt





Artista austríaco, Gustav Klimt nasceu a 14 de julho de 1862, em Baumgarten, próximo de Viena, e morreu a 6 de fevereiro de 1918, em Viena, vítima de apoplexia.
Estudou na Escola de Artes e Ofícios de Viena entre 1876 e 1883. Nesse mesmo ano fundou, juntamente com o irmão Ernst Klimt e com Franz Matsche, um atelier de pintura, especializando-se na execução de murais, pinturas para tetos ou para cenários.
O seu trabalho inicial consistiu essencialmente em grandes murais para teatros, num estilo naturalista. A partir de 1898, o seu trabalho tornou-se mais original e inovador, ganhando um carácter simultaneamente mais simbólico e decorativo. Nas suas pinturas, Klimt revelou a tendência para eliminar o efeito de profundidade e de volume, transformando as figuras num conjunto de superfícies decorativas, com carácter abstrato, de onde se destacavam os pormenores figurativos das mãos e dos rostos.
Os seus quadros compõem-se de mosaicos, cores quentes, motivos florais e animalescos e de mulheres.


Se quiseres conhecer melhor este pintor, visita este site:
http://cultura.portaldomovimento.com/gustave_klimt.html

Podes ainda ver este vídeo sobre o pintor:

domingo, 1 de maio de 2011

Livro do Mês de MAIO


O Miguel tem medo do escuro
Autores: Christian Lamblin, Régis Faller e Charlotte Roederer

Viver e aprender!
Para viver as grandes alegrias e acabar com os pequenos problemas
A colecção VIVER E APRENDER aborda os problemas com que geralmente se defrontam as crianças entre os 3 e os 69 anos de uma forma simples e apelativa, oferecendo-lhes pistas para que os passem a encarar com naturalidade. Propondo uma perspectiva inovadora que apela ao diálogo e interacção da criança com os pais, inclui um GUIA pormenorizado que os esclarece e lhes devolve o papel de principais agentes do crescimento harmonioso dos seus filhos.

Seguidores