Traduzir para outros idiomas

sexta-feira, 25 de março de 2011

A Cidade dos cães e outras histórias: Vou Ali e Já Volto


Autora: Luísa Ducla Soares
Ilustrações: Paul Driver
Nesta semana tão especial tivemos a presença da professora Ivone Salgueiro que ouviu a história "Vou Ali e Já Volto" contada pelos alunos do 4.º B, do livro "A Cidade dos Cães e Outras Histórias" de Luísa Ducla Soares.






Que criança não gosta de animais?

Desde sempre que estes têm enriquecido o seu imaginário através da tradição oral e da literatura infantil.

Luísa Ducla Soares convida os jovens leitores a descobrirem A Cidade dos Cães, a conhecerem O Coelhinho Saltitão, A Mosca Atrevida; O Caranguejo Verde e muitos outros bichos da horta, da mata e da selva. São histórias originais e divertidas mas que levam a pensar.



Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura
4º Ano de escolaridade
Leitura com o apoio do professor

segunda-feira, 21 de março de 2011

Poesia


Exposição de Livros de Poesia

Exposição Livros de Poesia

Dia Mundial da Poesia















Vamos florir a nossa biblioteca com Poesia!
As crianças seleccionavam excertos de poesia de livros existentes na nossa biblioteca e algumas criaram mesmo um poema e escreveram em flores de papel para florir a biblioteca.


Maria Flor

Uma pequena história laranja e azul.
Curta-metragem de animação 3d, selecionado para vários festivais.

Seleção oficial do Anima Mundi 2008

Escrito, dirigido e animado por Camila Carrossine
Produtor executivo: Alê Camargo
Trilha Sonora: Charles Tôrres



Uma Primavera cheia de Poesia


A nossa àrvore da Primavera está coberta de flores com lindos poemas!!

Semana da Leitura de 21 a 25 de Março

Argine-HD from jujube on Vimeo.

sábado, 19 de março de 2011

Dia do Pai




No dia do Pai muitas crianças participaram numa actividade alusivo ao dia, em que escreveram uma mensagem especial ao Pai.



Algumas mensagens dos alunos para os seus Pais:





terça-feira, 1 de março de 2011

Livro Mistério de Março

Graciela Montes



Vamos lá ler!

Descobre o livro a que pertence este excerto:

« - O culpado de tudo isto – disse um astrólogo, redondo como um planeta – é um garoto que vive aqui perto. Não é filho de homem e dá-te má sorte.
E, enfiando as mãos nas largas mangas da sua túnica, acrescentou: - Mata-o! Rega as terras onde queres construir a torre com o seu sangue e verás que tudo correrá às mil maravilhas.»

O estilo de Graciela Montes, certamente uma das principais autoras argentinas da atualidade, chama atenção por sua rara sensibilidade e delicadeza: ela parece dirigir-se ao leitor como quem fala com alguém que está próximo, encantando-o com a singeleza de suas palavras.
Não surpreende que seu texto tenha o poder de cativar os públicos
das mais diversas idades – mesmo quando se dirige a um público mais jovem, em momento algum subestima os leitores, nem se coloca, enquanto autora, no patamar inatingível e superior de quem transmite uma lição.
Criada no pequeno bairro de Florida, nos arredores de Buenos
Aires, Graciela cresceu rodeada de personagens pitorescos e situações prosaicas, que mais tarde seriam mitificadas pela memória – de modo que o bairro de sua infância se tornaria um de seus cenários favoritos para seus livros. Leitora voraz de uma coleção de livros de bolso bastante popular na sua infância, Graciela cita entre suas principais influências, além de Alexandre Dumas e Robert Louis Stevenson, autores de alguns de seus livros preferidos de menina, as histórias de sua avó e os tangos que ouvia cantarem as mulheres de sua família.
Mais tarde, no período de faculdade, época em que conheceu aquele que seria seu marido, ela descobriu o cinema denso e a literatura de vanguarda ao mesmo tempo que desvendava o centro de Buenos Aires.




Livro do Mês de MARÇO


É pela voz de Lourença que surgem as memórias familiares e as aventuras próprias da infância nesta quase-autobiografia de Agustina Bessa-Luís. Levemente ficcionados, os tempos de infância da autora ou da narradora (que se cruzam em cada linha) são aqui oferecidos ao leitor numa nova edição – a vigésima – pela primeira vez com ilustrações de Mónica Baldaque. Um livro que já se tornou um clássico da literatuira infantil portuguesa. «Lourença tinha três irmãos. Todos aprendiam a fazer habilidades como cãezinhos, e tocavam guitarra ou dançavam em pontas dos pés. Ela não. Era até um bocado infeliz para aprender, e admirava-se de que lhe quisessem ensinar tantas coisas aborrecidas e que ela tinha de esquecer o mais depressa possível. O que mais gostava de fazer era comer maçãs e deitar-se para dormir. Mas não dormia Fechava os olhos e acontecia-lhe então uma aventura bonita, e conhecia gente maravilhosa. Eram as pessoas que ela via no cinema ou que ela já tinha encontrado em qualquer parte, mas que não sabia quem eram. Não gostava de ninguém que se pusesse entre ela e a imaginação, como um muro, e a não deixasse ver as coisas de maneira diferente. Não gostava que lhe tocassem e, sobretudo, que a gente grande pesasse com a grande mão em cima da sua cabeça. Apetecia-lhe morder-lhes e fugir depressa. Mas não fazia nada disso. Ficava quieta e olhava para a frente dela, cheia de seriedade. Isto tinha o efeito de causar estranheza, e diziam sempre que ela era uma menina obediente e sossegada. Mas retiravam a mão. Tinham-lhe posto o nome de «Dentes de Rato», porque os dentes dela eram pequenos e finos, e pela mania que ela tinha de morder a fruta que estava na fruteira e deixar lá os dentes marcados.»

LÊ, VAI SER DIVERTIDO!

BIBLIOTECA ESCOLAR E.B.1/J.I-CORREEIRA

Agrupamento de Escolas de Albufeira

O Jardim, Joan Miró




Pintor espanhol nascido em 1893 e falecido em 1983. Frequentou a Escola de Belas-Artes de Barcelona e a Academia Gali. Os primeiros trabalhos receberam a influência dos pós-impressionistas, especialmente de Vincent Van Gogh e depois de Matisse. Integrou-se no movimento surrealista e participou na primeira exposição surrealista em 1925. Foi ainda o cenarista do bailado de Diaghilev Roméo et Juliette (1925) e do bailado do ballet de Monte Carlo Jeux d'Enfants (1931). Executou murais de grandes dimensões, nomeadamente para a Exposição Universal de Paris de 1937 e para a Universidade de Harvard, em 1950, e murais em cerâmica para a sede da Unesco em Paris, em 1955. Fez peças em cerâmica originais, semelhantes às figuras que povoam os seus quadros.



Se quiseres conhecer melhor este pintor, visita este site:
http://cultura.portaldomovimento.com/juan_miro.html

Podes ainda ver este vídeo sobre o pintor:


Seguidores