Traduzir para outros idiomas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sugestões e Reclamações


Dirige-te à biblioteca e podes colocar nesta caixinha uma sugestão ou fazer uma reclamação sempre que achares necessário.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Workshop de pintura com o pintor SERGUEI SERGUEEV


Workshop de Pintura
pintor Serguei Sergueev

dia 20 de Outubro 2010
Biblioteca escolar
(alunos 3.º ano e 4.º ano)



Foram convidados a participar os alunos dos 3.º e 4.º anos onde aprenderem algumas técnicas de pintura com o pintor.
Participaram todos na elaboração de uma pintura na tela com tintas acrílicas, que poderão ver exposto na nossa biblioteca. Esta actividade foi bem sucedida tendo o empenho e o entusiasmo dos alunos e professores, despertando a criatividade das crianças pelas artes plásticas.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Recepção dos alunos do 1.º ano

Recepção alunos 1.º ano

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Guia do Utilizador 2010/2011

Guia do Utilizador 2010/2011 foi um trabalho elaborado pelos alunos do 4.ºB com o apoio da professora Bernardete Couto, e da Biblioteca Escolar.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Luisinho e as andorinhas este menino que se chamou Beethoven



Esta história leva-nos para o campo da imaginação e do sonho por vezes. É a história de um menino que, através da natureza, descobriu que a partir daí poderiam surgir muitas e novas coisas, como a música. Este menino, que se chamou Beethoven, e que na altura tocava flauta, transfigurou os fios telégrafos ou telefónicos em pautas musicais, sendo que as andorinhas seriam as notas musicais. Um menino que, mesmo depois de ficar sem audição, conseguiu manter a capacidade de sentir a música e sonhar com ela. Deparamo-nos com um menino capaz de recriar e metamorfosear a realidade com o poder da imaginação. Não é demais acrescentar que, ao longo de cada folhear de páginas, encontramos total concordância das ilustrações com o texto verbal. À medida que vão surgindo novos elementos na história, as ilustrações acompanham-na devidamente. Através da escrita de Papiniano está aqui presente uma referência a um grande músico (Beethoven) pelo corpo de uma criança.
Os alunos do 3.ºC adoraram a história! Por fim ouvimos algumas composições do músico.

Outubro mês das Bibliotecas Escolares



Cartaz alusivo ao Dia das Bibliotecas Escolares.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Centenário da República - 5 de Outubro



Mix República 1º episódio (VAGOS) - A Implantação da República e a Bandeira Nacional from Tânia Duarte on Vimeo.



MIX REPÚBLICA é um projecto original da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa co-produzido e apoiado pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

Esta iniciativa, organizada pela MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, pretende desenvolver um conjunto de oficinas de cinema de animação dedicadas à história da I República iniciada com a revolução de 5 de Outubro de 1910.

MIX REPÚBLICA é um projecto itinerante que irá percorrer cerca de 36 municípios portugueses ao longo de 2010 e 2011, prevendo a realização três sessões de oficinas em cada localidade, dirigidas ao público em geral e dinamizadas por profissionais da área do Cinema de Animação.

A partir de motivos republicanos locais, como a toponímia, a arquitectura ou aspectos plásticos, as oficinas MIX REPÚBLICA pretendem realizar pequenos filmes de animação onde se combina o desenho animado com imagens reais, explorando as diversas técnicas do Cinema de Animação.

Mais informações no site oficinas-mix.centenariorepublica.pt/​

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Recepção aos alunos do 1.º ano


Apresentação em powerpoint das regras da Biblioteca aos alunos do 1.º A; 1.º B e 1.º C

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Livro do Mês de OUTUBRO

Ciência para meninos em poemas pequeninos Regina Gouveia

A beleza da escrita de Regina Gouveia, onde a ciência é introduzida subtilmente, mas de forma rigorosa e adequada a públicos mais jovens, alerta as crianças para a observação de fenómenos físicos e sensibiliza-os para problemas ambientais. À boa maneira de António Gedeão, Regina Gouveia concilia harmoniosamente a ciência e a poesia.


LÊ, VAI SER DIVERTIDO!


BIBLIOTECA ESCOLAR E.B.1/J.I-CORREEIRA


Agrupamento de Escolas de Albufeira

Livro Mistério de Outubro

Francisco Duarte Mangas


Vamos lá ler!

Descobre o livro a que pertence este excerto:

« A sombra é de quem nela dorme!
Queres que vá aí abaixo, corvo estúpido!
Desce, lesta furiosa. O corvo andou uns metros...voou depois, sereno, em direcção a uma carvalha. Miserável, miserável,! Grita a raposa, incapaz de anular a bem urdida cilada: um bando de corvos, saído da penumbra do bosque, já depenica, desconfiado, o tenro queijo. Um deles, generoso, voa até à carvalha com um pedaço da láctea ferradura no bico. »

Autor: Francisco Duarte Mangas
Ficcionista, poeta e jornalista no Diário de Notícias. Da sua obra destacam-se os romances "Diário de Link" (Prémio Carlos Oliveira, 1993), "Ladrões de Violetas"
(1995), "Geografia do Medo" (Prémio Eixo Atlântico, 1997),"A Fenda do Cavalo" (1999); os livros de contos "O Medo Não Podia Ter Tudo" (co-autoria com Augusto Baptista, editado em Itália com o título "", pela NonSoloParole, em 2006), "O Homem do Saco de Cabedal" (Campo das Letras, 2000); os livros de poesia "Espécies Cinegéticas" (1987), "Pequeno Livro da Terra" (Teorema, 1999), "Transumância" (Campo das Letras, 2002) e o livro infantil "Elefantezinho Verde" (Campo das Letras, 2001).
Organizou e prefaciou a "Antologia Poética de João Penha" (Biblioteca Pública de Braga - Univ. Minho, 1990).
Teatro: "Como História para Crianças", texto que integrou o espectáculo "Sexto Sentido".



Seguidores